A prática de ritmos musicais afro-brasileiros como forma de desconstrução de preconceitos
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A aula de música é um espaço privilegiado de troca de experiências entre docentes e discentes, assim como de observação de comportamentos, valores, culturas e preconceitos em relação a certos gêneros musicais, especialmente de origem afro-brasileira. Preconceitos que podem revelar muito mais que simples rejeições a determinados ritmos ou melodias. Por outro lado, a Educação Musical tem como uma de suas atribuições, a formação dos estudantes para a diversidade. Diante dos desafios vivenciados no cotidiano das escolas, esta é uma pesquisa ação crítica que pretende propor uma intervenção pedagógica, por meio da técnica da observação participante, com vias a promover uma mudança de olhar em relação não só aos ritmos, mas também à cultura afro-brasileira, frequentemente excluída dos currículos escolares e dos materiais didáticos, por parte de estudantes de Ensino Fundamental da rede municipal de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Dividida em duas etapas, inicialmente procurou-se coletar as representações sociais dos/das estudantes em relação a diferentes gêneros musicais, em especial os que têm sua origem relacionada à cultura afro-brasileira. Como suporte metodológico foi utilizado um questionário de evocação livre de palavras, elaborado com base na Teoria das Representações Sociais. A partir da constatação de que a relação desses estudantes com esses gêneros musicais é marcada pela reprodução de preconceitos e estereótipos, foi realizada a segunda parte da pesquisa que consistiu na aplicação de um conjunto de atividades didático pedagógicas, com o objetivo de colaborar no processo de ressignificação nesses estudantes os valores da cultura afro-brasileira, de modo que possam ampliar seu universo musical e vivenciar efetivamente a prática da diversidade. O material desenvolvido foi elaborado à luz da interculturalidade crítica e a culminância do processo foi a produção coletiva de um videoclipe no qual os estudantes foram protagonistas, compondo, tocando e cantando uma canção coletivamente e orientada por todas as reflexões realizadas durante a pesquisa. Os resultados obtidos nos mostram que trazer a cultura afro-brasileira para a sala de aula é sempre um ato de resistência, mas que com resiliência e suportes teóricos que deem conta de uma visão multicultural de Educação, é possível trazer contribuições relevantes à mudança de olhar em relação a esta cultura, tão importante na formação de nossa identidade cultural.
Abstract
The music class is a privileged space for experience exchange between teachers and students, also providing a vantage point for the observation of behaviors, values, cultures and prejudices towards musical genres, especially the ones of afro-brazilian origin. These prejudices might hide something greater than plain aversion to certain rhytms or melodies. On the other hand, one of the responsabilities of musical education is to develop students´minds towards diversity. In face of the many challenges faced by school professionals, this is a critical research action that searches to propose a pedagogical intervention, by means of the participant observation technique, with the intent to promote a change of views not only towards rhytms, but also towards all of afro-brazilian culture - usually kept outside of school curriculum and course materials -, in ekementary students from the public schools of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro State. This study was organized in two phases: First, social representations of different musical genres, especially the ones rooted in afro-brazilian culture, were collected from the students. As methodology support, a survey form was elaborated, using the free evocation of words technique, based on The of Social Representations. Upon realization that the relationship between the students and these musical genres is tainted by the reproduction of prejudices and stereotypes, the second phase was conducted, consisting of the application of a set of didactic pedagogical activities, with the intent of aiding the process of resignification of afro-brazilian culture in these students, so as to broaden their musical universe and effectively live the practice of diversity. The produced material was developed in light of critical interculturality, and the culmination of the process was a collective production of a video clip, in which students were protagonists, collectively composing, palying and singing a song, which was itself guided by all the reflections made during the research. The results show that bringing afro-brazilian culture into the classroom is in itself an act of resistance, but that with resilience and theoretical support, considering a multicultural view of Education, it is possible to make relevant contributions to the change of views towards this culture, so important in the construction of our cultural identity.
Descrição
Palavras-chave
Educação musical - Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira, Interculturalidade, Identidade cultural, Estilo musical
Citação
ALVIM, Alexandre Marques. A prática de ritmos musicais afro-brasileiros como forma de desconstrução de preconceitos. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.
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