Jogar para motivar e viver a história : sequência didática baseada em jogos e gamificação
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A geração dos chamados nativos digitais vive em um mundo de constante movimento onde os jogos, principalmente os eletrônicos, fazem parte do seu dia a dia. Para grande parte destes alunos, o ensino de História ao trabalhar com tempos passados torna-se maçante e distante da realidade. Visando à motivação e ao engajamento dos alunos no aprendizado de conteúdos de Idade Média e Antigo Regime, objetiva-se desenvolver, aplicar e analisar uma sequência didática baseada em jogos e gamificação. O presente estudo configura-se como uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia Design Based Research (DBR). Os sujeitos da pesquisa serão os alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Petrópolis. Os dados obtidos por meio de observação, entrevistas coletivas, desempenho na dinâmica, prova e questionários serão analisados qualitativamente. Esta pesquisa busca verificar o quanto o uso da gamificação e dos jogos como recursos didáticos são capazes de motivar e engajar os estudantes e possibilitar uma participação ativa no processo de aprendizagem.
Abstract
The generation of so-called digital natives lives in a world of constant movement in which games, especially electronic ones, are part of their daily lives. For most of these students, teaching History by presenting past times becomes dull and distant from reality. Aiming at the motivation and engagement of students in the learning of contents of Middle Ages and Old Regime, our goal is to develop, apply and analyze a didactic sequence based on games and gamification. The present study is configured as an exploratory research using the Desing Based Research (DBR) methodology. The subjects of the research will be the students of a seventh grade class of Elementary School from a school of the city of Petrópolis. The data obtained through observation, collective interviews, performance in the dynamics, test and questionnaires will be analyzed qualitatively. This research seeks to verify how much the use of gamification and games as didactic resources are able to motivate and engage students and enable them to be active participants in the learning process.
Descrição
Palavras-chave
História - Estudo e ensino, Gamificação, Jogos educativos, Ensino - Metodologia, Metodologia ativa
Citação
SOARES, Renan da Cruz Padilha. Jogar para motivar e viver a História: sequência didática baseada em jogos e gamificação. 2019. (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
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