Conquistando territórios : trabalhando o conceito de forma lúdica com o ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Programa de Residência Docente

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho teve como finalidade a elaboração de um jogo pedagógico para trabalhar os conceitos de território e poder, para isso usamos como plano de fundo os elementos do jogo WAR. Tal tema foi escolhido porque a escola está situada em uma área conflagrada. Além de trabalharmos o conceito básico da geografia destacaram-se a construção do conhecimento pelo próprio aluno e o sentido de equipe pela turma. Para a atividade ser elaborada, usamos um total de quatro a cinco aulas alternadas. Em um primeiro momento foi discutido o conceito, nesse mesmo dia concluímos a aula com palavras que representassem para o aluno o que foi aprendido após a discussão. Na segunda etapa, conheceram o jogo WAR e viram como são feitas as jogadas, para que servem os objetivos, as regras e o que será necessário para alcançar a vitória. Nas próximas etapas, pesquisaram o material que seria utilizado como o plano de fundo para a criação de um jogo que representasse os continentes, as regras, a escolha dos países e as cartas dos territórios. Houveram inúmeras interrupções devido a problemas ocorridos no entorno da escola, entretanto, com a turma em que conseguimos realizar todas as etapas do trabalho, os alunos constataram as relações de poder que ocorrem na sua comunidade e após a aplicação do projeto dificuldades com relação à localização dos continentes, países e a leitura de mapas melhorou significativamente.

Abstract

The purpose of this project was to develop an educational game to explore the concepts of territory and power. We used elements from the game WAR as a backdrop. This theme was chosen because the school is located in a conflict zone. In addition to working on basic geography concepts, we emphasized the students' self-construction of knowledge and the class's sense of teamwork. Four to five alternating classes were used to develop the activity. Initially, the concept was discussed, and that same day, we concluded the class with words that represented to the students what was learned after the discussion. In the second stage, they learned about the game WAR and saw how the moves are made, the objectives, the rules, and what will be necessary to achieve victory. In the next stages, they researched the material that would be used as the backdrop for creating a game that represented the continents, the rules, the selection of countries, and the territory cards. There were numerous interruptions due to problems occurring in the school's surroundings, however, with the class in which we were able to carry out all stages of the work, the students observed the power relations that occur in their community and after implementing the project, difficulties in relation to the location of continents, countries and reading maps improved significantly.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Ensino fundamental, Jogos educativos, Território, Poder

Citação

Carolina Alves Fantinato. CONQUISTANDO TERRITÓRIOS: Trabalhando o conceito de forma lúdica com o ensino fundamental. Ano. 2016. Produto Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Geografia) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0