Escuta, diálogos e ação : transformando nossas práticas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Programa de Residência Docente

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar a importância do ato da escuta, dos diálogos e das diversas ações na educação infantil e como essas ações podem transformar a prática que muitas vezes encontra-se engessada. A observação foi desenvolvida no Programa de Residência Docente (PRD) do Colégio Pedro II, na Unidade de Realengo e teve como campo de prática a Creche Municipal Tempo de Aprender. Diante da realidade da Educação Infantil, onde a voz predominante é a do professor, ter um olhar e uma escuta atenta para as necessidades e falas da criança, pode tornar o ambiente escolar mais participativo, acolhedor e com um maior potencial do sucesso escolar. O presente trabalho tem uma perspectiva metodológica no método no/do/com o cotidiano, porque vivenciou a prática, buscou teorias para se referenciar e modificar e agregar essas teorias a novas práticas. Essa vivencia prática ocorreu no período de setembro a dezembro de 2016 e culminou no projeto “Todo dia é dia de bruxas e monstros”.

Abstract

The present research aims to demonstrate the importance of the act of listening, dialogues, and various actions in early childhood education and how these actions can transform practices that are often rigid. The observation was carried out in the Teacher Residency Program (PRD) at Pedro II College, at the Realengo Unit, and the field of practice was the Municipal Nursery Tempo de Aprender. Given the reality of Early Childhood Education, where the predominant voice is that of the teacher, having an attentive look and listening to the needs and words of the child can make the school environment more participatory, welcoming, and with a greater potential for academic success. This work has a methodological perspective in the method of/from/with daily life because it experienced practice, sought theories to reference, modify, and integrate these theories into new practices. This practical experience took place from September to December 2016 and culminated in the project 'Every day is a day for witches and monsters.'

Descrição

Palavras-chave

Educação de crianças - Estudo e ensino, Práticas pedagógicas, Professores e alunos

Citação

PEREIRA, Renata Cristina. ESCUTA, DIALÓGOS E AÇÃO: Transformando nossas práticas. 2017. 44 f. Produto Acadêmico Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Educação Infantil) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Residência Docente, Rio de Janeiro, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0