Exercício de cidadania a partir da ocupação do colégio estadual Antônio Houaiss "Ocupatonhão"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Programa de Residência Docente

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho buscou trabalhar o tema mudança social, a partir do movimento de ocupação da escolar pelos alunos da unidade escolar. O projeto foi desenvolvido ao longo do terceiro bimestre, com as turmas 3001 e 3002, do Colégio Estadual Antônio Houaiss, localizado no bairro do Méier. O projeto propôs a exibição de vídeos sobre o tema e em seguida promoveu discussões sobre democracia, cidadania e participação política com o objetivo de levar os jovens refletir sobre sua realidade social, em especial sobre a participação política. Partiu-se do pressuposto de que a conscientização dos/das estudantes acerca da importância da participação política para a construção da sociedade é um tema fundamental das aulas de Sociologia. Não somente para compreender as estruturas e os fundamentos da democracia liberal, mas perceber que outras formas de participação e organização política são possíveis como mostraram as ocupações estudantis de 2016. Os resultados apontaram para a pertinência desse debate em turmas de ensino médio, permitindo um amadurecimento dos jovens participantes e uma superação de concepções de senso comum sobre a política e a democracia.

Abstract

This work sought to work on the theme of social change, based on the movement of occupation of the school by the students of the school unit. The project was developed over the third two-month period, with classes 3001 and 3002, from Colégio Estadual Antônio Houaiss, located in the Méier neighborhood. The project proposed showing videos on the topic and in then promoted discussions on democracy, citizenship and political participation with the objective of making young people reflect on their social reality, especially on participation policy. It was assumed that students' awareness of the importance of political participation for the construction of society is a fundamental theme of Sociology classes. Not only to understand the structures and foundations of liberal democracy, but realize that other forms of political participation and organization are possible, as shown by student occupations in 2016. The results pointed to the relevance of this debate in high school classes, allowing for the maturation of young participants and an overcoming of common sense conceptions about politics and democracy.

Descrição

Palavras-chave

Sociologia - Estudo e ensino, Educação e democracia, Cidadania, Jovens, Movimentos sociais e educação

Citação

Antonio Nelson Chaves Araújo. EXERCÍCIO DE CIDADANIA A PARTIR DA OCUPAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO HOUAIS “OCUPATONHÃO”. Ano 2017. Produto Final do curso de Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Sociologia – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, ano da defesa.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0