Exercício de cidadania a partir da ocupação do colégio estadual Antônio Houaiss "Ocupatonhão"
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Programa de Residência Docente
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho buscou trabalhar o tema mudança social, a partir do movimento de ocupação da escolar pelos alunos da unidade escolar. O projeto foi desenvolvido ao longo do terceiro bimestre, com as turmas 3001 e 3002, do Colégio Estadual Antônio Houaiss, localizado no bairro do Méier. O projeto propôs a exibição de vídeos sobre o tema e em seguida promoveu discussões sobre democracia, cidadania e participação política com o objetivo de levar os jovens refletir sobre sua realidade social, em especial sobre a participação política. Partiu-se do pressuposto de que a conscientização dos/das estudantes acerca da importância da participação política para a construção da sociedade é um tema fundamental das aulas de Sociologia. Não somente para compreender as estruturas e os fundamentos da democracia liberal, mas perceber que outras formas de participação e organização política são possíveis como mostraram as ocupações estudantis de 2016. Os resultados apontaram para a pertinência desse debate em turmas de ensino médio, permitindo um amadurecimento dos jovens participantes e uma superação de concepções de senso comum sobre a política e a democracia.
Abstract
This work sought to work on the theme of social change, based on the movement of occupation of the school by the students of the school unit. The project was developed over the third two-month period, with classes 3001 and 3002, from Colégio Estadual Antônio Houaiss, located in the Méier neighborhood. The project proposed showing videos on the topic and in then promoted discussions on democracy, citizenship and political participation with the objective of making young people reflect on their social reality, especially on participation policy. It was assumed that students' awareness of the importance of political participation for the construction of society is a fundamental theme of Sociology classes. Not only to understand the structures and foundations of liberal democracy, but realize that other forms of political participation and organization are possible, as shown by student occupations in 2016. The results pointed to the relevance of this debate in high school classes, allowing for the maturation of young participants and an overcoming of common sense conceptions about politics and democracy.
Descrição
Palavras-chave
Sociologia - Estudo e ensino, Educação e democracia, Cidadania, Jovens, Movimentos sociais e educação
Citação
Antonio Nelson Chaves Araújo. EXERCÍCIO DE CIDADANIA A PARTIR DA OCUPAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO HOUAIS “OCUPATONHÃO”. Ano 2017. Produto Final do curso de Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Sociologia – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, ano da defesa.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




