O uso do kit Trilhas no processo de alfabetização e letramento de uma turma do 1º ano

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Programa de Residência Docente

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar minha trajetória no Programa de Residência Docente (PRD) do Colégio Pedro II na área dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e relatar as atividades planejadas e realizadas com o material disponibilizado pelo Projeto Trilhas sob a pretensão de diversificar o processo de alfabetização e letramento de uma turma do 1º ano da rede pública municipal do Rio de Janeiro. As atividades expostas neste produto foram planejadas a partir das reuniões de supervisão, e desenvolvidas com a turma considerando as contribuições das atividades propostas pelo Projeto Trilhas como uma ferramenta viável para diversificar o processo de alfabetização e letramento visando torná-lo mais interessante e agradável. Em tentativa de modificar a postura dos alunos que demonstravam frequente desinteresse e oposição diante das atividades inerentes à rotina de trabalho com a turma. O trabalho com literatura infantil, sugerido nos cadernos de orientação do Projeto Trilhas despertaram o interesse dos alunos, demonstrara uma postura mais positiva para participar das aulas.

Abstract

This work aims to present my experience in the Pedro II School Teacher Residency Program (PRD) in the Early Years of Elementary School, and to report on the activities planned and carried out with the materials provided by the Trilhas Project, with the aim of diversifying the literacy process of a first-grade class in the Rio de Janeiro municipal public school system. The activities presented in this product were planned based on supervision meetings and developed with the class, considering the contributions of the activities proposed by the Trilhas Project as a viable tool to diversify the literacy process, aiming to make it more interesting and enjoyable. This work aimed to change the attitude of students who frequently demonstrated disinterest and opposition to the activities inherent in the routine of working with the class. The work with children's literature, suggested in the Trilhas Project guidance notebooks, sparked the students' interest and demonstrated a more positive attitude toward participating in class.

Descrição

Palavras-chave

Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Alfabetização, Letramento

Citação

OLIVEIRA, Liana de. O uso do kit trilhas no processo de alfabetização e letramento de uma turma do 1º ano. 2017. 50 f. Produto Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Anos Iniciais do Ensino Fundamental) – Colégio Pedro II, Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Cultura, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0