O uso do kit Trilhas no processo de alfabetização e letramento de uma turma do 1º ano
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Programa de Residência Docente
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar minha trajetória no Programa de Residência Docente (PRD) do Colégio Pedro II na área dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e relatar as atividades planejadas e realizadas com o material disponibilizado pelo Projeto Trilhas sob a pretensão de diversificar o processo de alfabetização e letramento de uma turma do 1º ano da rede pública municipal do Rio de Janeiro. As atividades expostas neste produto foram planejadas a partir das reuniões de supervisão, e desenvolvidas com a turma considerando as contribuições das atividades propostas pelo Projeto Trilhas como uma ferramenta viável para diversificar o processo de alfabetização e letramento visando torná-lo mais interessante e agradável. Em tentativa de modificar a postura dos alunos que demonstravam frequente desinteresse e oposição diante das atividades inerentes à rotina de trabalho com a turma. O trabalho com literatura infantil, sugerido nos cadernos de orientação do Projeto Trilhas despertaram o interesse dos alunos, demonstrara uma postura mais positiva para participar das aulas.
Abstract
This work aims to present my experience in the Pedro II School Teacher Residency Program (PRD) in the Early Years of Elementary School, and to report on the activities planned and carried out with the materials provided by the Trilhas Project, with the aim of diversifying the literacy process of a first-grade class in the Rio de Janeiro municipal public school system. The activities presented in this product were planned based on supervision meetings and developed with the class, considering the contributions of the activities proposed by the Trilhas Project as a viable tool to diversify the literacy process, aiming to make it more interesting and enjoyable. This work aimed to change the attitude of students who frequently demonstrated disinterest and opposition to the activities inherent in the routine of working with the class. The work with children's literature, suggested in the Trilhas Project guidance notebooks, sparked the students' interest and demonstrated a more positive attitude toward participating in class.
Descrição
Palavras-chave
Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Alfabetização, Letramento
Citação
OLIVEIRA, Liana de. O uso do kit trilhas no processo de alfabetização e letramento de uma turma do 1º ano. 2017. 50 f. Produto Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Anos Iniciais do Ensino Fundamental) – Colégio Pedro II, Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Cultura, 2017.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




