O desinteresse dois estudantes do ensino médio pelas aulas de educação física
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Programa de Residência Docente
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Nesta pesquisa buscamos analisar os níveis de interesse de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Nova América pelas aulas de Educação Física, assim como buscamos identificar em suas falas estratégias que visassem motivá-los a participação das aulas. Por último, empreendemos algumas estratégias pedagógicas com o objetivo de aumentar o nível de interesse dos estudantes pela disciplina. Esta pesquisa de cunho qualitativo se deu por meio de um estudo de caso, através de um questionário misto para indagar os alunos sobre quais seriam seus níveis de interesse, as causas para possíveis baixos índices e as estratégias para uma maior participação. A partir dos resultados adquiridos, percebemos que se apresentam diversas razões ao pouco entusiasmo como experiências anteriores malsucedidas, relatos de problemas de saúde, relação restrita de Educação Física somente aos esportes, baixa diversificação de metodologia de conhecimentos lecionados e também à precariedade estrutural e material para a prática das atividades. Concluímos que, com os métodos utilizados, houve aumento no interesse pelas atividades propostas e no crescimento da cooperação e participação, porém ainda há aprimoramentos a serem feitos para que todos possam usufruir da Educação Física de uma forma melhor e igualitária.
Abstract
In this research we seek to analyze the levels of interest of high school students of the State College Nova América for Physical Education classes, as well as to identify in their speech strategies that aim to motivate them to participate in classes. Finally, we undertake some pedagogical strategies with the objective of increasing students' interest in the subject. This qualitative research was done through a case study, through a mixed questionnaire to ask the students about their levels of interest, the causes for possible low indexes and the strategies for greater participation. From the acquired results, we perceive that there are several reasons for the lack of enthusiasm such as previous experiences unsuccessful, reports of health problems, restricted relationship of Physical Education only to sports, low diversification of methodology of knowledge taught and also the structural and material precariousness to the practice of activities. We conclude that, with the methods used, there was an increase in interest in the proposed activities and in the growth of cooperation and participation, but there are still improvements to be made so that everyone can enjoy Physical Education in a better and egalitarian way.
Descrição
Palavras-chave
Educação física - Estudo e ensino, Ensino médio, Estratégias de ensino
Citação
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




