Projeto batucadas : a importância da escuta e da participação infantil
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Programa de Residência Docente
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho aborda a pedagogia de projetos e a sua importância para o currículo da educação infantil. Trata da seriedade do olhar do professor para as crianças, da escuta atenta aos seus enunciados e sua efetiva participação em todas as etapas do projeto. Pretendo experimentar novas possibilidades para trabalhar as propostas curriculares de projetos na educação infantil. Para tal, observei, cotidianamente, o que interessava a turma de berçário em que atuava e, a partir desse desejo, comecei o trabalho de rascunhar o projeto da turma com as crianças e a construção das redes antecipatórias. Este trabalho está calcado nas abordagens discutidas sobre a pesquisa qualitativa, onde a coleta de dados foi feita a partir das observações diretas durante as idas ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo e na minha unidade escolar de origem, este trabalho se aproxima metodologicamente do objeto de estudo inspirado nas pesquisas no/do/com o cotidiano. Esta aproximação não se dá de forma rígida e pode abrir novos diálogos com outras abordagens metodológicas. Foi possível verificar um percurso carregado de riquezas e de participação infantil: o abandono das práticas antigas e do currículo por datas comemorativas, tão arraigado na educação infantil, que foi de suma importância para que as crianças pudessem se expressar de acordo com os seus anseios. Além da efetiva participação, as crianças se mostraram mais criativas e tiveram seu repertório cultural ampliado, através das propostas pedagógicas.
Abstract
This work addresses project-based pedagogy and its importance for the early childhood education curriculum. It addresses the seriousness of the teacher's approach to children, attentive listening to their statements, and their effective participation in all stages of the project. I intend to experiment with new possibilities for working with project-based curricular proposals in early childhood education. To this end, I observed, on a daily basis, what interested the nursery class I worked with and, based on this desire, began the work of drafting the class project with the children and building anticipatory networks. This work is based on the approaches discussed in qualitative research, where data collection was conducted through direct observations during visits to the Realengo Early Childhood Education Reference Center and at my original school. This work methodologically approaches the object of study inspired by research in/of/with everyday life. This approach is not rigid and can open new dialogues with other methodological approaches. It was possible to observe a path full of riches and child participation: the abandonment of old practices and the curriculum based on commemorative dates, so ingrained in early childhood education, which was of paramount importance for children to express themselves according to their desires. In addition to effective participation, the children demonstrated greater creativity and had their cultural repertoire expanded through the pedagogical proposals.
Descrição
Palavras-chave
Educação de crianças - Estudo e ensino, Pedagogia de projetos, Currículos
Citação
FREIRE, Dionice Nascimento Oliveira. Projeto Batucadas: a importância da escuta e participação infantil. 2017. 44 f. Produto Acadêmico Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Educação Infantil) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Residência Docente, Rio de Janeiro, 2017.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




