O gênero textual publicidade no ensino do inglês : reflexões críticas sobre a representação da mulher

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Programa de Residência Docente

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática sobre a representação da mulher em anúncios publicitários em inglês cujo foco é trabalhar o gênero textual de acordo com a visão de Marcuschi (2010) e utilizar a publicidade de maneira crítica e reflexiva nas aulas de língua inglesa em uma turma do 1º ano do Ensino Médio do CIEP Brizolão 032 – Cora Coralina. No quarto bimestre do 1º ano do Ensino Médio, o gênero publicidade é indicado pelo Currículo Mínimo (SEEDUC, 2012) para ser trabalhado nas aulas de língua estrangeira e, por ser um gênero bastante comum no nosso cotidiano, pretende-se propor atividades que levem o aluno a uma análise crítica em relação à representação da figura feminina presente em anúncios publicitários que utilizam as linguagens verbal e não verbal para construir ideias e significados. O trabalho está teoricamente embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998).

Abstract

The objective of this research is to present a didactic sequence about the woman’s representation in English advertisements. The sequence aims at introducing the textual genre according to Marcuschi (2010) and at making use of commercial publications in a critical and reflexive manner in the English classes in a 10th grade of CIEP Brizolão 032 – Cora Coralina. The advertisement genre is indicated by Minimum syllabus (Currículo Mínimo) (SEEDUC, 2012) to be used in foreign language classes and, for being a common genre, this paper intends to propose activities that lead the student to critical analysis about the feminine image representation in advertisements which use the verbal and nonverbal languages to create ideas and meanings. The research is theoretically based on Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), which are guidelines about fundamental aspects concerning each subject

Descrição

Palavras-chave

Língua inglesa - Estudo e ensino, Gêneros textuais, Publicidade, Sequência didática

Citação

FIRMINO, Luane Fernandes. O gênero textual publicidade no ensino de inglês: Reflexões críticas sobre a representação da mulher. 2017. 42 f. Produto Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina de Língua Inglesa) – Colégio Pedro II, Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Residência Docente, Rio de Janeiro, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0