O estudo das conjunções : conectando orações, conectando ideias, conectando pessoas
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Programa de Residência Docente
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Rio de Janeiro: Colégio Pedro II,
Resumo
O presente trabalho visou à elaboração de uma metodologia sobre o ensino das conjunções coordenativas, por meio de atividades diferenciadas e instigantes, baseadas no estudo sociointeracionista. O objetivo consistiu em conduzir o aluno à aquisição do conhecimento, a respeito dessas conjunções, de forma autônoma e prazerosa. A metodologia apresentou as seguintes etapas: a leitura, a análise e a correção de uma carta incoerente, devido ao emprego inadequado das conjunções; a confecção de um quadro com informações sobre as conjunções coordenativas; a participação no jogo intitulado “Dominó das conjunções coordenativas”, que propiciou aos alunos duas maneiras diferentes de jogar e a produção escrita, dessa vez, realizada pelos alunos de uma outra carta incoerente que também apresentou, intencionalmente, inadequações quanto ao uso das conjunções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram concluir que as atividades aplicadas foram capazes de facilitar a aprendizagem dos alunos, visto que os levaram a compreender as informações transmitidas por meio do raciocínio e do lúdico
Abstract
This study aimed to develop a methodology for teaching coordinating conjunctions through differentiated and thought-provoking activities based on socio-interactionist studies. The objective was to guide students toward acquiring knowledge about these conjunctions in an autonomous and enjoyable manner. The methodology consisted of the following steps: reading, analyzing, and correcting an incoherent letter due to the inappropriate use of conjunctions; creating a chart with information about coordinating conjunctions; participating in a game called "Dominoes of Coordinating Conjunctions," which offered students two different ways to play; and writing a separate incoherent letter, this time intentionally presenting inadequacies in the use of conjunctions. The results obtained were satisfactory and led to the conclusion that the activities facilitated student learning, as they led them to understand the information conveyed through reasoning and play.
Descrição
Palavras-chave
Língua portuguesa - Estudo e ensino, Linguística, Sociointeracionismo, Jogos educativos, Língua portuguesa Conjunções
Citação
CRUZ, Tatiana Oliveira. O estudo das conjunções: conectando orações, conectando ideias, conectando pessoas. 2017. 26 f. Produto Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina de Língua Portuguesa) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




