Compartilhando saberes indígenas
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Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Esse material foi desenvolvido a partir da reflexão e pesquisa durante dois anos no mestrado profissional em práticas de educação básica do Colégio Pedro II. O desenvolvimento desse material ocorreu durante a produção das minhas aulas para o 1° ano do ensino médio em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e através de muita leitura, pesquisa e aulas sobre a temática indígena. A primeira atividade pedagógica está relacionada à história atual dos povos indígenas numa grande cidade brasileira que teve repercussão na imprensa. Em 22 de junho de 2013, a Aldeia Maracanã teve reintegração de posse segundo solicitação do governo do estado do Rio de Janeiro e a ação foi noticiada pelos diferentes canais de comunicação produzindo seus ecos na sala de aula e nas redes sociais. Para esta atividade utilizamos conceitos da antropologia, algumas notícias de jornais e os dados do censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A segunda atividade pedagógica é um trabalho com fontes históricas, ou seja, um fragmento dos registros do Padre José de Anchieta, um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, um pequeno relato do viajante francês Jean de Lery dentre outros. Assim, os estudantes do ensino médio têm contato com documentos históricos por intermédio de trechos de relatos e crônicas do século XVI. O objetivo da atividade é estimular o imaginário dos alunos sobre o século XVI com destaque para as percepções dos europeus em relação aos povos indígenas a partir das descrições e dos primeiros contatos entre eles. Vale destacar que a temática indígena tem importante destaque no século XVI, nos primórdios da colonização na América portuguesa. A terceira atividade é sobre um importante processo na região do Rio de Janeiro em meados do século XVI, a Confederação dos Tamoios que, em linhas gerais, pode ser compreendida como a resistência dos indígenas de várias etnias à escravização que lhes era imposta. A última atividade pedagógica centra-se na possibilidade de analise das imagens dos povos indígenas no livro didático de ensino médio mais escolhido pelos professores da educação básica pública do PNLD de 2015. Assim, o desafio está em observar como o livro didático mais distribuído no território brasileiro de 2015 apresenta as iconografias relacionadas aos povos indígenas para os alunos do ensino médio. Para tanto, a contextualização das imagens sobre os indígenas e a percepção dos diferentes tipos como as fotografias recentes, os quadros históricos dentre outros são elementos importantes trazidos à cena do debate. Neste sentido, o objetivo é perceber que essas imagens não são meras ilustrações e podem ser percebidas como fontes históricas que merecem o devido tratamento por parte de professores e de alunos. O papel de mediação ao realizar essas atividades pedagógicas é essencial, pois na construção do diálogo, das trocas dos saberes entre os participantes, certamente, o conhecimento sobre o assunto não será único e nem final, mas uma possibilidade sobre a temática. Espero que esse material auxilie e colabore com os professores na inclusão da lei 11. 639 na sala de aula e que sirva de estimulo para a busca de outros saberes sobre os povos indígenas.
Descrição
79 p.
Bibliografia: p. 76
Bibliografia: p. 76
Palavras-chave
História (Ensino médio) - Estudo e ensino, Cultura indígena, Interculturalidade, Currículos - Educação, Índios nos livros didáticos
Citação
MELLO, Rafaela Albergaria; BORGES, Vera Lúcia Borgéa. Compartilhando saberes indígenas. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2016.
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