Caderno de atividades didático-pedagógicas para o estudo da poesia no ensino médio
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este caderno de Atividade surgiu como resultado das pesquisas relacionadas ao estudo do letramento literário durante o Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, oferecido pela Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II - RJ (PROPGPEC). O estudo desenvolveu-se junto a alunos(as) da 1a. série do Ensino Médio, numa escola da zona norte da rede pública estadual do Rio de Janeiro, entre abril de 2015 a maio de 2017. Nossa proposta é dirigida principalmente aos(às) professores(as) de Língua Portuguesa que, diante do ensino de Literatura e especificamente daquele que se refere à poesia, ressentem-se da ausência de materiais e procedimentos metodológicos adequados aos jovens com os quais trabalham, considerando o imbricamento entre cultura e sociedade, à luz de um novo paradigma educacional, marcado pelos avanços tecnológicos e suas consequências nas relações humanas. Consideramos que o espaço escolar é ainda - e talvez o seja por muito tempo - o espaço privilegiado para a proposição de práticas e políticas que nos façam refletir sobre a relação intrínseca entre cultura e sociedade. Compreendemos que temos, como educadores(as), a tarefa - muitas vezes difícil - de dialogar com uma época repleta de desafios que instigam o sujeito a considerar cada vez mais o estudo das humanidades como um caminho possível para a superação de um conhecimento fragmentado, constituído ao longo de um modelo que perdura há muito. Tudo isso em favor de uma constituição humana ética, sensível e transformadora. Portanto, o material que apresentamos procura apontar para a realização de práticas didático pedagógicas diferenciadas, que vocalizem o humano desses sujeitos em nossa sala de aula, possibilitando-lhes dominar as ferramentas cognitivas que os favoreçam na compreensão a respeito da relevância da função humanizadora da Literatura nos tempos atuais, por intermédio do ensino da poesia, e os instiguem a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, a partir da valorização do seu pensar e do seu sentir sobre os temas propostos. Defendemos, dessa maneira, a necessidade de investirmos na continuada formação estética desses jovens. Esperamos contribuir, por todo o exposto, com este paradigma educacional que emerge e que nos tem impelido a buscar novas práticas que resgatem a nossa condição de humanidade e afirmem uma racionalidade que nos fortaleça e nos reúna, e não que nos segregue e afaste.
Descrição
108 p.
Bibliografia: p. 107-108
Bibliografia: p. 107-108
Palavras-chave
Literatura brasileira (Ensino médio) - Estudo e ensino, Poesia - Estudo e ensino, Complexidade (filosofia) na literatura, Letramento literário
Citação
SILVA, Mônica de Queiroz Valente da; VIEGAS, Ana Cristina Coutinho. Caderno de atividades didático-pedagógicas para o estudo da poesia no ensino médio. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2017.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




