República em jogo

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

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Editor

Imperial Editora

Resumo

Caro (a) professor (a), O presente caderno trata do produto educacional “República em jogo” que é um jogo de tabuleiro desenvolvido durante o curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Seu objetivo é ser um material didático que possibilite levar o debate sobre participação política e o funcionamento do sistema político brasileiro para as aulas de Sociologia de maneira lúdica. A ideia de construir um material diferente para tratar dos temas relacionados à política surgiu de algumas experiências vividas enquanto professor da rede estadual do Rio de Janeiro. A principal delas foi a vivência durante o movimento de ocupação das escolas realizado no ano de 2016 por alguns dos meus estudantes e seu contraste com a percepção do pouco conhecimento e interesse sobre os temas ligados à participação política entre a maioria dos estudantes durante as aulas. A opção pelo jogo foi tomada a partir da soma da influência de diversos fatores. Inicialmente a experiência familiar com jogos de tabuleiro despertou o interesse por este caminho. Ligado a isto, outro fator importante foi a experiência positiva que tenho todos os bimestres ao fazer uma revisão em formato de jogo com as turmas, que sempre gera engajamento, descontração e pedidos para repetir a dinâmica no bimestre seguinte. As aulas durante o curso de mestrado no PROPGPEC sobre a criação e utilização de jogos também tiveram a sua contribuição. Além disto, no próprio cotidiano da escola é comum observar a presença do lúdico entre os estudantes ao notar que cotidianamente vários deles passam o recreio jogando: uno, baralho, dominó, RPG, ping pong, totó e jogos no celular. Logo, a percepção de que os jogos estão presentes na vida deles deu a certeza de que a ludicidade era um caminho que valia a pena ser explorado. Após a decisão pela criação de um jogo de tabuleiro, o tema escolhido acabou por direcionar sua utilização para os professores de Sociologia nas turmas de 3º ano do ensino médio, pois é onde os conteúdos trabalhados pelo jogo aparecem no currículo de Sociologia. Além do tema da participação política formal estar mais perto dos estudantes, pela obrigação de tirar o título de eleitor aos 18 anos e consequentemente pela obrigação de votar. Nesse sentido, o jogo propõe usar da ludicidade para colocar os estudantes no papel de líderes de partidos políticos, para vivenciarem o funcionamento do sistema político brasileiro, seja na forma como ocorre a eleição legislativa ou na aprovação dos projetos de lei. Tal experiência pretende envolvê-los na reflexão e produção de críticas sobre a estrutura atual e sobre as possibilidades de participação política dentro do modelo institucional e fora dele. Logo, o jogo se relaciona ao objetivo de fomentar a criação de uma escola e de uma sociedade mais democrática, onde os sujeitos (estudantes ou cidadãos) sejam ouvidos e possam participar ativamente dos processos decisórios. Desta forma, o produto educacional juntamente com este caderno esperam ser ferramentas de auxílio aos professores de Sociologia que estejam buscando maneiras de trabalhar o tema da participação política em suas aulas. O desejo é de que este caderno possa despertar o interesse em utilizar o produto educacional e, assim sendo, que possibilite experiências enriquecedoras para os seus estudantes e para a sua prática docente.

Descrição

55 p.
Bibliografia: p. 51-55.

Palavras-chave

Sociologia - Estudo e ensino, Cidadania, Democracia, Participação política, Jogos educativos

Citação

SILVA, Rafael Santana da; LIMA, Rogério Mendes de; COSTA, Christine Sertã. República em jogo. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2017.

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