As escolhas de augustinho: uma história-ferramenta sobre autorregulação para a saúde: caderno de atividades com orientações ao professor

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O material educativo digital, As Escolhas de Augustinho: uma história ferramenta sobre autorregulação para a saúde, que constitui parte da minha dissertação de mestrado, é classificado como um kit que inclui o endereço1 do sítio de internet da história-ferramenta e um caderno de sugestão de atividades. Trata-se de um material que foi construído no contexto da minha prática pedagógica de Educação Física, enquanto professor-pesquisador, tendo como base conhecimentos prévios ao longo dos anos lecionando essa disciplina, em confronto com teorias estudadas no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. As principais perguntas que me motivaram a elaborar esse material foram: como fazer para que os alunos compreendam a importância de adotar hábitos saudáveis de forma consciente? Que abordagem utilizar para permitir um diálogo interativo em aula, sem perder o caráter lúdico da disciplina? Este produto educacional foi idealizado para turmas de 2º ano do Ensino Médio, pois eu ministrava aulas para essa série na rede estadual do Rio de Janeiro no período em que iniciei a construção do protótipo da história-ferramenta em outubro de 2015. O conteúdo do segundo bimestre letivo era ginástica e sociedade, conforme a proposta sugerida pelo Currículo Mínimo da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. No início de 2016, ingressei como professor de Educação Física no Colégio Pedro II e passei a fazer experimentações com a versão online da história-ferramenta em turmas de 1º ano do Ensino Médio, o que me leva a crer que a história-ferramenta As Escolhas de Augustinho pode ser utilizada em diferentes contextos educacionais, desde que sejam respeitadas suas particularidades. Após a apresentação do presente material para a banca de qualificação do Mestrado e para participantes do Curso de extensão aprender a aprender2 , chegamos à conclusão de que a história-ferramenta As Escolhas de Augustinho tem potencial para favorecer processos de autorregulação da aprendizagem da saúde de adolescentes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio. No presente texto, descrevo o processo de construção desse material didático voltado ao ensino de estratégias de autorregulação para a saúde, com base na literatura disponível e no meu processo autorregulatório enquanto professor-pesquisador.

Descrição

190 p.
Bibliografia: p. 42-44

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Saúde, Educação em saúde, Teoria social cognitiva

Citação

GOUVÊA, Bruno dos Santos; SILVA, Kátia Regina Xavier da. As escolhas de Augustinho: uma história-ferramenta sobre autorregulação para a saúde: caderno de atividades com orientações ao professor. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0