Atividades de produção escrita
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Esta sequência didática tem como objetivo ser uma ferramenta na tarefa de promover essa aproximação. As atividades contidas neste material pretendem estimular um posicionamento mais reflexivo que transmissivo, concebendo a sala de aula como um ambiente de interação verbal. Para alcançar tal propósito, o trabalho proposto se divide em três partes, que contemplam os elementos envolvidos na produção escrita de acordo com Antunes (2006, p. 171): conhecimentos linguísticos, de textualização e da situação em que o texto ocorre (ou do estatuto pragmático do texto). Além disso, cada parte conta com propostas de produção textual escrita, as quais adotam diferentes gêneros textuais. Esta sequência didática se dirige a professores do ensino médio, e pode ser adotada em qualquer série dessa etapa da escolarização. As atividades contidas no material foram produzidas a partir de uma pesquisa sobre produção textual escrita com alunos do 3º ano do ensino médio de duas escolas do Rio de Janeiro, que responderam a um questionário sobre essa prática dentro e fora do ambiente escolar e produziram um texto. A partir de suas colocações e maiores dificuldades apresentadas, foi possível chegar a um inventário de ações que deveriam ter um maior enfoque na sala de aula. Essas ações se traduziram em práticas envolvendo textos (verbais e não verbais), filmes e outras formas de produção de cultura, as quais pretendem ser uma opção de trabalho cativante em relação à produção de textos.
Descrição
46 p.
Bibliografia: p. 45-46
Bibliografia: p. 45-46
Palavras-chave
Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino, Produção escrita, Produção textual, Gêneros textuais, Gêneros discursivos
Citação
NORTH, Thais Cerqueira; FREITAS, Adriana Maria Almeida de. Atividades de produção escrita. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2017.