Unidade didática: linguagens e alfabetizações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Esta Unidade Didática foi elaborada para utilização no Laboratório Pedagógico de Linguagens e Alfabetizações, componente curricular do Curso Normal, da rede estadual do Rio de Janeiro, para os alunos do 3º ano, com carga horária anual de 40 horas. Entretanto, o material pode ser utilizado para a formação do alfabetizador em outras espaços formativos. O material aqui organizado constitui-se numa compilação de atividades direcionadas à formação teórica do alfabetizador e numa proposta metodológica para aplicação dos saberes. Os conteúdos não serão distribuídos em tempos de aula, pois as características das turmas e dos professores influenciam na organização do tempo de execução das atividades. Por isso, a organização de cada aula contará com conteúdo, objetivos específicos e, se necessário, uma proposta de estratégia para o desenvolvimento do trabalho. O tempo destinado a cada atividade ficará a cargo do professor formador. Esta Unidade Didática agrega materiais distribuídos pelo Governo Federal às escolas públicas brasileiras com o intuito de facilitar sua utilização em diferentes regiões do Brasil, para que os alunos, após formados, quando estiverem atuando nas escolas, tenham acesso ao material pedagógico e saibam como fazer uso do mesmo e, mais imediatamente, tenham a oportunidade de utilizar esses materiais durante as atividades de Estágio Supervisionado no Curso Normal. Através das aulas aqui propostas, pretendemos oportunizar aos estudantes o conhecimento da Psicogênese da língua escrita e, a partir desta teoria, pensar em atividades práticas e aplicá-las, sob a orientação do professor formador, com crianças do Ciclo de Alfabetização. Portanto, caberá ao professor formador dos estudantes do CN, o contato com uma escola municipal que tenha turmas do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos de escolaridade) para viabilizar a proposta metodológica de formação na prática. Os estudantes deverão, após os primeiros contatos com os conhecimentos da Psicogênese da língua escrita, aplicar o diagnóstico de escrita com os alunos do ciclo de alfabetização e, ao retornar para sua escola de formação, analisar as escritas das crianças com o apoio do professor formador, dos materiais de apoio e dos textos. Além disso, é fundamental a criação e aplicação de atividades para compreensão do sistema alfabético, onde ao professor formador precisa ser referência para os estudantes, desenvolvendo o papel de professor de profissão como defendem Tardif e Nóvoa.

Descrição

63 p.
Bibliografia: p. 63

Palavras-chave

Formação docente, Alfabetização, Múltiplas linguagens, Escrita, Letramento, Nova Iguaçu (RJ) - Rede Municipal de Ensino

Citação

VALLE, Maria Isabel Alves de Oliveira; AMPARO, Flávia. Unidade didática: linguagens e alfabetizações. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2014.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0