Portfólio do contador de histórias na era da inclusão: histórias maravilhosas e seus objetos encantados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O presente Portfólio é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Programa de Pós-Graduação do Colégio Pedro II, sob o título Contação de Histórias, seus Objetos Encantados e a Produção de Sentidos: Recursos de Mediação por uma Educação Inclusiva, com a orientação da Profª Drª Flávia Vieira da Silva do Amparo. O Portfólio foi a forma escolhida para compartilhar o processo de desenvolvimento do Projeto de Trabalho: Contação de Histórias na era da Educação Inclusiva: Histórias Maravilhosas e seus Objetos Encantados, tendo como protagonistas os alunos da Educação Especial, atendidos em Sala de Recursos Multifuncionais e incluídos nas turmas regulares de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, e oferecer as reflexões extraídas desse contexto de sala de aula. Ademais o Portfólio se apresenta como o instrumento adequado para analisar e avaliar esse processo, onde cada tomada de decisão, cada acontecimento, cada atuação podem ser acolhidas como pistas para aperfeiçoamento da proposta em futuros desenvolvimentos. Buscando ser coerente com as ideias de Hernández e Ventura (1998), as atividades descritas, longe de prescreverem caminhos seguros e certos, se pautam principalmente na singularidade, nos imprevistos e nas incertezas, fazendo com que cada trajetória seja única, gerando, portanto, resultados diferenciados, caso sejam reaplicadas em outros contextos. Não há pretensão em trazer nada de novo. Não precisamos de ideias inéditas, precisamos acreditar que vale a pena fazer o que se sabe, e que esse saber, fruto da prática docente, é o que dá vida e sustenta os saberes teóricos. Nosso maior desejo é que esse Portfólio possa inspirar professores a acreditarem na boniteza dos seus fazeres e na sua importância para a construção de uma educação realmente inclusiva.

Descrição

95 p.
Bibliografia: p. 93-94

Palavras-chave

Educação inclusiva, Contação de histórias, Aprendizagem, Ludicidade, Atendimento em sala de recursos, Produção de sentidos, Percepção em crianças

Citação

SILVA, Adriana de Oliveira Henrique da; AMPARO, Flávia. Portfólio do contador de histórias na era da inclusão: histórias maravilhosas e seus objetos encantados. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2016.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0