O ensino de geometria e a teoria de Van Hiele: uma abordagem através do laboratório de ensino de matemática no 8º ano da educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este caderno de atividades é um recurso didático voltado para o ensino de Geometria no oitavo ano do Ensino Fundamental, destinado a professores de Matemática. Desenvolvido durante um Mestrado Profissional em Práticas Educativas no Colégio Pedro II, o material busca dinamizar as aulas, motivar os alunos e facilitar a construção do pensamento geométrico por meio de atividades lúdicas e experimentais. O objetivo é promover uma aprendizagem significativa, alinhada com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que destaca a importância da Geometria no currículo escolar. O caderno apresenta 15 atividades que abrangem diferentes tópicos, permitindo aos alunos explorar conceitos de maneira interativa e progressiva, respeitando seus ritmos de aprendizado. A abordagem considera a Teoria de van Hiele, que reconhece a variação nos níveis de compreensão dos alunos. Além disso, o material incentiva a participação ativa dos estudantes e propõe soluções para lacunas de aprendizagem identificadas em pré-testes. Espera-se que essas atividades inspirem os professores a transformar suas aulas em experiências agradáveis e relevantes, conectando conceitos geométricos a situações do cotidiano e à realidade dos alunos, podendo também ser adaptadas para outros contextos educacionais.

Descrição

106 p.
Bibliografia: p. 105

Palavras-chave

Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Hiele, Pierre M. Van, Geometria - Estudo e ensino, Recursos didáticos, Atividades lúdicas, Aprendizagem significativa, Jogos no ensino de matemática

Citação

SANTOS, Marcele da Silva; SANT'ANNA, Neide da Fonseca Parracho. Caderno de atividades 8º ano: desenvolvimento do raciocínio geométrico segundo a teoria Van Hiele. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2016.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0