O ensino de geometria e a teoria de Van Hiele: uma abordagem através do laboratório de ensino de matemática no 8º ano da educação básica
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este caderno de atividades é um recurso didático voltado para o ensino de Geometria no oitavo ano do Ensino Fundamental, destinado a professores de Matemática. Desenvolvido durante um Mestrado Profissional em Práticas Educativas no Colégio Pedro II, o material busca dinamizar as aulas, motivar os alunos e facilitar a construção do pensamento geométrico por meio de atividades lúdicas e experimentais. O objetivo é promover uma aprendizagem significativa, alinhada com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que destaca a importância da Geometria no currículo escolar. O caderno apresenta 15 atividades que abrangem diferentes tópicos, permitindo aos alunos explorar conceitos de maneira interativa e progressiva, respeitando seus ritmos de aprendizado. A abordagem considera a Teoria de van Hiele, que reconhece a variação nos níveis de compreensão dos alunos. Além disso, o material incentiva a participação ativa dos estudantes e propõe soluções para lacunas de aprendizagem identificadas em pré-testes. Espera-se que essas atividades inspirem os professores a transformar suas aulas em experiências agradáveis e relevantes, conectando conceitos geométricos a situações do cotidiano e à realidade dos alunos, podendo também ser adaptadas para outros contextos educacionais.
Descrição
106 p.
Bibliografia: p. 105
Bibliografia: p. 105
Palavras-chave
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Hiele, Pierre M. Van, Geometria - Estudo e ensino, Recursos didáticos, Atividades lúdicas, Aprendizagem significativa, Jogos no ensino de matemática
Citação
SANTOS, Marcele da Silva; SANT'ANNA, Neide da Fonseca Parracho. Caderno de atividades 8º ano: desenvolvimento do raciocínio geométrico segundo a teoria Van Hiele. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2016.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




