Guia do produto educacional notas-sons musicais: um olhar sobre a alfabetização musical

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O presente recurso didático foi desenvolvido para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico e se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A notação musical está presente no dia a dia dos músicos e é parte do currículo de escolas que possuem Educação Musical em sua grade de disciplinas. Os exercícios propostos, inspirados nos métodos ativos em Educação Musical, pretendem levar os estudantes a experimentarem, sob mediação de um professor de música, diferenças entre alturas, aspectos melódicos e rítmicos diversos, variações de intensidade e sistemas de repetição e fraseado por meio da leitura musical, aproximando teoria e prática. O recurso se apresenta em forma de arquivos de apresentação multimídia, com uma tabela/índice interativa que dá acesso aos exercícios e estes também apresentam variações, informações e gravações que auxiliam na prática musical e na compreensão dos elementos estudados.

Descrição

81 p.
Bibliografia: p. 81

Palavras-chave

Educação musical - Estudo e ensino, Leitura musical, Notação musical, Sofejos, Metodologia ativa

Citação

BARBOSA, Maurício Carvalho Durão; COSTA, Christine Sertã. Guia do produto educacional notas-sons musicais: um olhar sobre a alfabetização musical. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0