Guia do produto educacional notas-sons musicais: um olhar sobre a alfabetização musical
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
O presente recurso didático foi desenvolvido para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico e se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A notação musical está presente no dia a dia dos músicos e é parte do currículo de escolas que possuem Educação Musical em sua grade de disciplinas. Os exercícios propostos, inspirados nos métodos ativos em Educação Musical, pretendem levar os estudantes a experimentarem, sob mediação de um professor de música, diferenças entre alturas, aspectos melódicos e rítmicos diversos, variações de intensidade e sistemas de repetição e fraseado por meio da leitura musical, aproximando teoria e prática. O recurso se apresenta em forma de arquivos de apresentação multimídia, com uma tabela/índice interativa que dá acesso aos exercícios e estes também apresentam variações, informações e gravações que auxiliam na prática musical e na compreensão dos elementos estudados.
Descrição
81 p.
Bibliografia: p. 81
Bibliografia: p. 81
Palavras-chave
Educação musical - Estudo e ensino, Leitura musical, Notação musical, Sofejos, Metodologia ativa
Citação
BARBOSA, Maurício Carvalho Durão; COSTA, Christine Sertã. Guia do produto educacional notas-sons musicais: um olhar sobre a alfabetização musical. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




