(Re)construindo olhares: um projeto para as aulas de educação musical
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
A aula de música é um espaço privilegiado de troca de experiências entre docentes e discentes, assim como de observação de comportamentos, valores, culturas e preconceitos em relação a certos gêneros musicais, especialmente de origem afro-brasileira. Preconceitos que podem revelar muito mais que simples rejeições a determinados ritmos ou melodias. Por outro lado, a Educação Musical tem como uma de suas atribuições, a formação dos estudantes para a diversidade. A partir da constatação de que a relação dos estudantes pesquisados com esses gêneros musicais é marcada pela reprodução de preconceitos e estereótipos, foi desenvolvido neste produto um conjunto de atividades didático pedagógicas, com o objetivo de colaborar no processo de ressignificação nesses estudantes os valores da cultura afro-brasileira, de modo que possam ampliar seu universo musical e vivenciar efetivamente a prática da diversidade. O material então aqui apresentado foi elaborado à luz da interculturalidade crítica e pretende abordar de forma dialógica os preconceitos detectados em relações a estes gêneros musicais, e a culminância do processo foi a produção coletiva de um videoclipe no qual os estudantes foram protagonistas, compondo, tocando e cantando uma canção coletivamente e orientada por todas as reflexões realizadas durante a pesquisa. Os resultados obtidos nos mostram que trazer a cultura afro brasileira para a sala de aula é sempre um ato de resistência, mas que com resiliência e suportes teóricos que deem conta de uma visão multicultural de Educação, é possível trazer contribuições relevantes à mudança de olhar em relação a esta cultura, tão importante na formação de nossa identidade cultural.
Descrição
55 p.
Bibliografia: p. 47-48.
Bibliografia: p. 47-48.
Palavras-chave
Educação musical - Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira, Interculturalidade, Identidade cultural, Estilo musical
Citação
ALVIM, Alexandre Marques; LIMA, Rogério Mendes de. (Re)construindo olhares: um projeto para as aulas de educação musical. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




