Contando e encantando na educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

A pesquisa intitulada “Contando e encantando: a contação de histórias como recurso didático nas aulas de Educação Física” teve como principal objetivo mostrar de que modo a prática de narrativas orais poderia contribuir para uma proposta de intervenção de Educação Física nos anos iniciais, de modo a favorecer a alfabetização e o letramento por meio do desenvolvimento da linguagem corporal, bem como a aquisição da oralidade, criatividade e expressividade de alunos. Partindo dessa premissa, o estudo foi realizado com alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se, com a utilização de narrativas orais, sobretudo de lendas folclóricas pertencentes à cultura popular brasileira, estimular a participação dos alunos no que tange à prática de vivências corporais associadas às narrativas, favorecendo a ampliação do ambiente alfabetizador dentro da escola. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, embasando-se na Metodologia de Projetos, sob o olhar do Paradigma da Complexidade. As atividades desenvolvidas integraram um Projeto de Trabalho que originou este portfólio, produto educacional da pesquisa. Os dados decorreram da observação participante, das anotações do diário de campo, de gravações audiovisuais e de registros fotográficos realizados pela professora-pesquisadora. A análise ocorreu em consonância com as teorias norteadoras desta pesquisa. Os resultados indicaram que, de modo geral, a experiência de explorar a cultura por meio da tradição oral e da prática de letramento lúdico favoreceu o processo de aprendizagem, proporcionando aulas divertidas, leves e prazerosas. Foi possível aprender brincando, sem que isso se desse de forma “didatizada”, mas de modo fluido e natural, ao longo das descobertas diárias. É possível afirmar que ainda há um longo caminho a trilhar acerca da presença do corpo nos processos de alfabetização e letramento, entretanto, esta iniciativa contribui para o preenchimento dessa lacuna.

Descrição

94 p.
Bibliografia: p. 93-94

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Linguagem corporal, Contação de histórias, Alfabetização - Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Letramento, Folclore - Brasil, Corporeidade, Recursos didáticos

Citação

SILVA, Aparecida Letícia Oliveira Mota da; MARTINS, Aira Suzana Ribeiro. Contando e encantando na educação física. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0