Caderno de atividades: sequência didática um, dois, três, conte outra vez!
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Contar histórias já é uma prática antiga nas escolas. Entretanto, muitas dessas práticas acabam por escolarizar a literatura que perde a sua essência humanizadora e reflexiva. Com vistas a contribuir com uma formação mais humanizadora e de propiciar experiências significativas de aquisição da leitura e da escrita, propõe-se a aplicação de seis sequências didáticas, construídas a partir de literaturas infantis pré-selecionadas que buscam a reflexão e colaboram com a alfabetização e o letramento dos alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo. Por meio da literatura, a leitura, a escrita e a oralidade foram trabalhadas de forma lúdica e reflexiva. A proposta do letramento literário foi desenvolvida com alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município do Rio de Janeiro e foi produto de uma pesquisa de estudo de casos múltiplos intitulada Práticas de Leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual ou déficit cognitivo utilizando o espaço da sala de recursos multifuncionais. Os resultados que alcançamos na aplicação de nosso projeto ratificam a importância de práticas de alfabetização e letramento para uma bem-sucedida aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual ou déficit cognitivo tanto Sala de Recursos quanto na Classe Regular.
Descrição
59 p.
Bibliografia: p. 32
Bibliografia: p. 32
Palavras-chave
Alfabetização - Estudo e ensino, Letramento literário, Deficiência intelectual, Ludicidade, Educação inclusiva, Leitura - Aprendizagem
Citação
FREITAS, Marcia Cristina Mendes de; MARTINS, Aira Suzana Ribeiro. Caderno de atividades: sequência didática um, dois, três, conte outra vez. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




