Portfólio de leitura: um diálogo entre a literatura infantil e os quatro pilares da educação
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Esse produto educacional, surgiu da necessidade de pensar dinâmicas e práticas de sala de aula, como as oficinas literárias, com a intenção de promover a formação do leitor iniciante baseada nos quatro pilares da Educação. As oficinas consistem numa metodologia detalhada do trabalho com literatura em sala de aula, objetivando promover a leitura do texto, bem como o diálogo sobre o literário na escola. Quando se propõe uma abordagem dialógica nas oficinas, reafirma-se a necessidade de escuta do outro como elemento principal de colaboração entre o mediador da leitura e o ouvinte/leitor, de modo a ampliar não apenas o acervo de leituras, mas o olhar crítico, a capacidade de argumentação, de interpretação e, sobretudo, a interação entre leitor, mediador e texto, favorecendo assim o aprender a ser, aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a conviver, os quatro pilares propostos por Delors para a educação do século XXI. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Sá Pereira (Rio de Janeiro), no ano de 2018.
Descrição
63 p.
Bibliografia: p. 61-63.
Bibliografia: p. 61-63.
Palavras-chave
Literatura - Estudo e ensino, Literatura infantojuvenil, Leitura, Formação do leitor, Educação
Citação
MOTTA, Cristiane Oliveira Vasconcelos; AMPARO, Flávia. Portfólio de leitura: um diálogo entre a literatura infantil e os quatro pilares da educação. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




