Multiletrar é preciso! Caderno de atividades: a leitura de textos multimodais e o uso das múltiplas linguagens nas aulas de língua portuguesa
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este caderno de atividades é a versão não digital do e-book com o mesmo título, o qual se encontra disponível online e é o produto educacional da pesquisa de mestrado “DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL: as múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa”. As atividades deste caderno foram aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Itaboraí, a partir da leitura de textos multimodais, nos quais as múltiplas linguagens, tais como a linguagem visual, musical, corporal, como também, a linguagem verbal, foram utilizadas, a fim de prepará-los para a realização de uma produção textual; verbal ou não verbal. O objetivo deste produto é apresentar algumas sugestões de atividades que funcionem como suporte pedagógico das aulas voltadas a atender alunos do 9º ano, de forma a desenvolver suas habilidades de leitura, com a culminância na produção de textos autorais e ricos em informatividade. Para alcançar esse objetivo, recorreu-se ao problema de pesquisa que funcionou como um norteador dos estudos e auxiliou na definição e organização do produto educacional a ser apresentado: “Como o trabalho com as múltiplas linguagens pode beneficiar a compreensão leitora dos alunos e favorecer a sua escrita autoral e rica de informatividade”? Partindo dessa questão, foram delineadas atividades que pudessem, realmente, propor novos olhares para as práticas de leitura, uma vez que deve se priorizar o ensino de Língua Portuguesa, focado na diversidade de textos apresentados ao aluno. Assim como, firmar o propósito de garantir a presença das múltiplas linguagens nas aulas, como se fazem presentes no cotidiano da sociedade.
Descrição
53 p.
Bibliografia: p. 50
Bibliografia: p. 50
Palavras-chave
Língua Portuguesa (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Produção textual, Multimodalidade, Múltiplas linguagens, Incentivo à leitura, Multiletramento
Citação
NASCIMENTO, Jane Kelly de Souza; MARTINS, Aira Suzana Ribeiro. Multiletrar é preciso! Caderno de atividades: a leitura de textos multimodais e o uso das múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


