Multiletrar é preciso! Caderno de atividades: a leitura de textos multimodais e o uso das múltiplas linguagens nas aulas de língua portuguesa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este caderno de atividades é a versão não digital do e-book com o mesmo título, o qual se encontra disponível online e é o produto educacional da pesquisa de mestrado “DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL: as múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa”. As atividades deste caderno foram aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Itaboraí, a partir da leitura de textos multimodais, nos quais as múltiplas linguagens, tais como a linguagem visual, musical, corporal, como também, a linguagem verbal, foram utilizadas, a fim de prepará-los para a realização de uma produção textual; verbal ou não verbal. O objetivo deste produto é apresentar algumas sugestões de atividades que funcionem como suporte pedagógico das aulas voltadas a atender alunos do 9º ano, de forma a desenvolver suas habilidades de leitura, com a culminância na produção de textos autorais e ricos em informatividade. Para alcançar esse objetivo, recorreu-se ao problema de pesquisa que funcionou como um norteador dos estudos e auxiliou na definição e organização do produto educacional a ser apresentado: “Como o trabalho com as múltiplas linguagens pode beneficiar a compreensão leitora dos alunos e favorecer a sua escrita autoral e rica de informatividade”? Partindo dessa questão, foram delineadas atividades que pudessem, realmente, propor novos olhares para as práticas de leitura, uma vez que deve se priorizar o ensino de Língua Portuguesa, focado na diversidade de textos apresentados ao aluno. Assim como, firmar o propósito de garantir a presença das múltiplas linguagens nas aulas, como se fazem presentes no cotidiano da sociedade.

Descrição

53 p.
Bibliografia: p. 50

Palavras-chave

Língua Portuguesa (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Produção textual, Multimodalidade, Múltiplas linguagens, Incentivo à leitura, Multiletramento

Citação

NASCIMENTO, Jane Kelly de Souza; MARTINS, Aira Suzana Ribeiro. Multiletrar é preciso! Caderno de atividades: a leitura de textos multimodais e o uso das múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0