Investigar para compreender o mundo : trabalhando por competências - caderno de orientações pedagógicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é o documento oficial que norteia o trabalho dos professores que atuam na educação básica no Brasil. Mesmo tendo a Pedagogia das Competências como elemento central, o documento deixa lacunas ao não orientar professores sobre como realizar atividades voltadas para este fim. Por este motivo o presente material, se constitui como caderno de orientação pedagógica destinado a professores de Geografia atuantes nos anos finais do ensino fundamental. Este produto foi elaborado a partir dos resultados encontrados em pesquisa exploratória realizada com professores de Geografia, que buscou investigar os conhecimentos desses docentes sobre as orientações curriculares e as competências prescritas ao ensino de Geografia. O Caderno é composto por atividades que exploram a competência voltada à investigação para a compreensão do mundo, utilizando ferramentas geográficas, ou seja, categorias e princípios do Raciocínio Geográfico. Essas atividades visam contribuir com o professor no planejamento de suas atividades, auxiliando-o na abordagem das propostas da Base e no uso de diferentes recursos didáticos voltados para o desenvolvimento da competência em questão nos alunos.

Descrição

60 p.
Bibliografia: p. 60

Palavras-chave

Geografia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Base Nacional Comum Curricular, Educação baseada na competência, Práticas pedagógicas

Citação

MAGELA, Aline da Silva Xavier; KUPERMAN, Esther. Investigar para compreender o mundo: trabalhando por competências: caderno de orientações pedagógicas. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0