Investigar para compreender o mundo : trabalhando por competências - caderno de orientações pedagógicas
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular é o documento oficial que norteia o trabalho dos professores que atuam na educação básica no Brasil. Mesmo tendo a Pedagogia das Competências como elemento central, o documento deixa lacunas ao não orientar professores sobre como realizar atividades voltadas para este fim. Por este motivo o presente material, se constitui como caderno de orientação pedagógica destinado a professores de Geografia atuantes nos anos finais do ensino fundamental. Este produto foi elaborado a partir dos resultados encontrados em pesquisa exploratória realizada com professores de Geografia, que buscou investigar os conhecimentos desses docentes sobre as orientações curriculares e as competências prescritas ao ensino de Geografia. O Caderno é composto por atividades que exploram a competência voltada à investigação para a compreensão do mundo, utilizando ferramentas geográficas, ou seja, categorias e princípios do Raciocínio Geográfico. Essas atividades visam contribuir com o professor no planejamento de suas atividades, auxiliando-o na abordagem das propostas da Base e no uso de diferentes recursos didáticos voltados para o desenvolvimento da competência em questão nos alunos.
Descrição
60 p.
Bibliografia: p. 60
Bibliografia: p. 60
Palavras-chave
Geografia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Base Nacional Comum Curricular, Educação baseada na competência, Práticas pedagógicas
Citação
MAGELA, Aline da Silva Xavier; KUPERMAN, Esther. Investigar para compreender o mundo: trabalhando por competências: caderno de orientações pedagógicas. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




