Letramento visual na educação básica: práticas inovadoras para o ensino e aprendizagem de arte
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Esse trabalho apresenta o curso de extensão “O letramento visual na Educação Básica: Práticas inovadoras para o ensino e aprendizagem de Arte” que é o produto educacional resultante da pesquisa “O desenvolvimento do Letramento Visual no processo ensino aprendizagem de Arte na Educação Básica: uma contribuição para a formação docente continuada”, desenvolvida para o Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Este material traz informações relacionadas à estruturação do curso: organização das atividades propostas nos encontros presenciais e no ambiente virtual, exemplos dos materiais utilizados, descrição das atividades de leitura de imagens e letramento visual, além do referencial teórico da Gramática do Design Visual. Para realização das atividades de leitura propostas no “laboratório de análise imagens”, promovido nesse minicurso, foi selecionada a metafunção Interativa da GVD para fundamentar a análise semântica e formal de pinturas de retratos realistas de diferentes épocas e estilos. Com o auxílio desse aporte teórico poderão ser analisadas as relações de interação promovidas entre os diferentes participantes do processo comunicativo mediado pelas imagens: Participantes interativos (artistas e espectadores) e participantes representados numa composição imagética. O objetivo do curso foi oferecer formação continuada em letramento visual e leitura de imagens para professore(a)s de Artes Visuais e docentes que atuem na área de Linguagens e Códigos, visando a auxiliá-los na promoção de práticas desse tipo de letramento na Educação Básica.
Descrição
74 p.
Bibliografia: p. 64 - 74
Bibliografia: p. 64 - 74
Palavras-chave
Artes - Estudo e ensino, Leitura de imagem, Letramento visual, Semiótica, Educação básica
Citação
ALVES, Andrea Santos; MACIEL, Alda Maria Coimbra Aguilar. Letramento visual na educação básica: práticas inovadoras para o ensino e aprendizagem de arte. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




