Letramento visual na educação básica: práticas inovadoras para o ensino e aprendizagem de arte

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Esse trabalho apresenta o curso de extensão “O letramento visual na Educação Básica: Práticas inovadoras para o ensino e aprendizagem de Arte” que é o produto educacional resultante da pesquisa “O desenvolvimento do Letramento Visual no processo ensino aprendizagem de Arte na Educação Básica: uma contribuição para a formação docente continuada”, desenvolvida para o Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Este material traz informações relacionadas à estruturação do curso: organização das atividades propostas nos encontros presenciais e no ambiente virtual, exemplos dos materiais utilizados, descrição das atividades de leitura de imagens e letramento visual, além do referencial teórico da Gramática do Design Visual. Para realização das atividades de leitura propostas no “laboratório de análise imagens”, promovido nesse minicurso, foi selecionada a metafunção Interativa da GVD para fundamentar a análise semântica e formal de pinturas de retratos realistas de diferentes épocas e estilos. Com o auxílio desse aporte teórico poderão ser analisadas as relações de interação promovidas entre os diferentes participantes do processo comunicativo mediado pelas imagens: Participantes interativos (artistas e espectadores) e participantes representados numa composição imagética. O objetivo do curso foi oferecer formação continuada em letramento visual e leitura de imagens para professore(a)s de Artes Visuais e docentes que atuem na área de Linguagens e Códigos, visando a auxiliá-los na promoção de práticas desse tipo de letramento na Educação Básica.

Descrição

74 p.
Bibliografia: p. 64 - 74

Palavras-chave

Artes - Estudo e ensino, Leitura de imagem, Letramento visual, Semiótica, Educação básica

Citação

ALVES, Andrea Santos; MACIEL, Alda Maria Coimbra Aguilar. Letramento visual na educação básica: práticas inovadoras para o ensino e aprendizagem de arte. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0