Hibridizando as aulas de língua inglesa com o Whatsapp: caderno com sugestões para atividades de compreensão e produção oral mediadas por tecnologias digitais
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
O ensino da oralidade constitui um grande desafio para os professores de língua inglesa da rede pública de ensino em função das dificuldades enfrentadas nesse setor. Atualmente, porém, a Internet, à qual tem sido acessada especialmente por meio de dispositivos móveis como o celular, tem proporcionado aos aprendizes maior contato com exemplos de uso do idioma. Assim, esta pesquisa se propôs a investigar o desenvolvimento da oralidade com a integração de tecnologias digitais e foi norteada pelo seguinte problema: em que medida o uso do aplicativo WhatsApp pode propiciar o desenvolvimento de habilidades orais nas aulas de língua inglesa? Traçou-se como objetivo geral investigar as contribuições da utilização do WhatsApp para o desenvolvimento de habilidades orais na língua inglesa de uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, procuramos, por meio de uma intervenção pedagógica: (a) evidenciar as affordances percebidas com o uso do aplicativo WhatsApp para o desenvolvimento de habilidades orais na língua inglesa (b) identificar indícios de desenvolvimento da compreensão auditiva e produção oral e (c) avaliar as atividades desenvolvidas a partir do WhatsApp. Para conduzir a pesquisa em questão, seguimos os estudos de van Lier (2000, 2004, 2010) sobre a perspectiva ecológica de aprendizagem voltada para o uso de tecnologias digitais; de Bygate (2010), Thornbury (2009) e de Goh e Burns (2012) referentes à oralidade; as concepções de Widdowson (1991) e as orientações da BNCC (BRASIL, 2017) acerca do ensino-aprendizagem de língua estrangeira para fins comunicativos. A pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta traços característicos de uma pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa contribuíram com o trabalho investigativo respondendo questionários, participando de atividades pedagógicas online e de entrevistas semiestruturadas presenciais gravadas em áudio. A Análise dos dados foi orientada pelos princípios teórico-metodológicos da Análise do Conteúdo. Como produto educacional da pesquisa em pauta, foi construído um caderno com sugestões para atividades de compreensão e produção oral mediadas por tecnologias digitais fundamentado nos estudos de Shneiderman (2006). Os resultados indicam que o WhatsApp pode ser usado como uma ferramenta pedagógica para complementar as aulas presencias de língua inglesa. Os sujeitos da pesquisa encontraram diferentes tipos de affordance que os ajudaram a suplantar restrições de espaço e tempo para a prática das habilidades orais, a compartilhar informação e a criar estratégias para a (inter)comunicação durante as atividades.
Descrição
56 p.
Bibliografia: p. 51-55
Bibliografia: p. 51-55
Palavras-chave
Língua inglesa - Estudo e ensino, Língua inglesa (Ensino fundamental), Proficiência oral, WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
Citação
MARIA, Bruno Cesar Vieira; VIEIRA, Edite Resende. Hibridizando as aulas de língua inglesa com o Whatsapp: caderno com sugestões para atividades de compreensão e produção oral mediadas por tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


