Minicurso - o desenho infantil: possibilidades de análises e práticas docentes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O presente produto educacional é resultante da pesquisa de mestrado intitulada “O desenho nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta metodológica de análise” construída no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. A partir da consolidação dos conhecimentos construídos na pesquisa sobre o uso e análise de desenhos na prática do professor que atua no primeiro segmento do Ensino Fundamental, foi desenvolvido um minicurso denominado “O desenho infantil: possibilidades de análises e práticas docentes”, que originou o produto educacional apresentado. A construção deste material tem como objetivo contribuir e ampliar a formação do professor sobre o desenho infantil e propor caminhos para o seu trabalho com desenhos na sala de aula, utilizando como referencial teórico na elaboração dos instrumentos de análise de desenho a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006). A organização das estratégias e conteúdos do curso no presente material possibilita a sua aplicação por novos professores e assim promover a expansão da formação dos professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental sobre as possibilidades do uso do desenho em sua prática escolar.

Descrição

55 p.
Bibliografia: p. 53-55

Palavras-chave

Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Professores - Formação, Desenho infantil, Semiótica

Citação

MACHADO, Camila Oliveira Louro; MACIEL, Alda Maria Coimbra Aguilar. Minicurso: o desenho infantil: possibilidades de análises e práticas docentes. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0