A geografia por meio do jogo : caderno de orientação para a criação do jogo colaborativo “o nosso lugar"
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este caderno tem como proposta orientar os professores para a criação do jogo “O Nosso Lugar” a fim de incentivar outros docentes a criarem e utilizarem esse material como um recurso pedagógico em sala de aula. Iremos elaborar um roteiro que mostrará como investigamos pontos de referência próximos à escola, valorizando o conhecimento dos alunos sobre a vizinhança, para construirmos um jogo de tabuleiro que aplicasse o conteúdo de geografia e ensinasse o conceito de lugar de forma crítica. Descreveremos, inicialmente, as justificativas para a criação do jogo de maneira geral e, posteriormente, detalharemos o material criado para ser aplicado na Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Optamos por selecionar um conteúdo de geografia para verificar as habilidades propostas nas orientações curriculares da cidade do Rio em 2016 para o sexto ano do Ensino Fundamental. Alguns dos desafios serão: localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas e trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Alguns terão relação com aspectos históricos do lugar e outros irão propor um debate sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Mais do que ser um material complementar à aprendizagem do conteúdo, queremos problematizar as relações do aluno com o lugar, com as práticas sociais que acontecem na escola, debater sobre opiniões que incentivam a manutenção desses discursos. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em diferentes contextos sociais e seja utilizado principalmente em bairros periféricos. Esperamos desenvolver a criticidade nos alunos sobre práticas sociais comuns da comunidade e torná-los orgulhosos do bairro onde habitam.
Descrição
52 p.
Bibliografia: p. 51-52
Bibliografia: p. 51-52
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Recreação, Jogos educativos, Aprendizagem colaborativa
Citação
FANTINATO, Carolina Alves; MATTOS, Francisco Roberto Pinto. A geografia por meio do jogo: caderno de orientação para a criação do jogo colaborativo “o nosso lugar". Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




