A geografia por meio do jogo : caderno de orientação para a criação do jogo colaborativo “o nosso lugar"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este caderno tem como proposta orientar os professores para a criação do jogo “O Nosso Lugar” a fim de incentivar outros docentes a criarem e utilizarem esse material como um recurso pedagógico em sala de aula. Iremos elaborar um roteiro que mostrará como investigamos pontos de referência próximos à escola, valorizando o conhecimento dos alunos sobre a vizinhança, para construirmos um jogo de tabuleiro que aplicasse o conteúdo de geografia e ensinasse o conceito de lugar de forma crítica. Descreveremos, inicialmente, as justificativas para a criação do jogo de maneira geral e, posteriormente, detalharemos o material criado para ser aplicado na Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Optamos por selecionar um conteúdo de geografia para verificar as habilidades propostas nas orientações curriculares da cidade do Rio em 2016 para o sexto ano do Ensino Fundamental. Alguns dos desafios serão: localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas e trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Alguns terão relação com aspectos históricos do lugar e outros irão propor um debate sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Mais do que ser um material complementar à aprendizagem do conteúdo, queremos problematizar as relações do aluno com o lugar, com as práticas sociais que acontecem na escola, debater sobre opiniões que incentivam a manutenção desses discursos. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em diferentes contextos sociais e seja utilizado principalmente em bairros periféricos. Esperamos desenvolver a criticidade nos alunos sobre práticas sociais comuns da comunidade e torná-los orgulhosos do bairro onde habitam.

Descrição

52 p.
Bibliografia: p. 51-52

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Recreação, Jogos educativos, Aprendizagem colaborativa

Citação

FANTINATO, Carolina Alves; MATTOS, Francisco Roberto Pinto. A geografia por meio do jogo: caderno de orientação para a criação do jogo colaborativo “o nosso lugar". Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0