Educação física crítica: a pedagogia histórico-crítica e a proposição crítico-superadora em uma aplicação prática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Do termo adestramento físico à sua integração a proposta pedagógica da escola, a Educação Física passou por momentos históricos que buscaram a ampliação da visão físico-técnica da disciplina para uma visão do ser humano como um ser holístico. Assim, a partir do final dos anos 1970, e início da década de 1980, com o aumento na produção de pesquisas e estudos, surgem as Proposições Renovadoras. Contudo, dado o histórico de dominação burguesa e a dificuldade de aplicação prática dos conhecimentos produzidos, as Proposições Renovadoras são aplicadas em um mix de teorias que muitas das vezes não contribuem para que os alunos compreendam a realidade social. Assim, procuramos criar um método de ensino que proporcionasse a aplicação prática dos conceitos da Pedagogia Histórico Crítica e da Proposição Crítico-Superadora para contribuir com as aulas voltadas para o desenvolvimento da reflexão crítica. Apresentamos as categorias de ensino como sendo O trabalho, a linguagem e o poder. Como critérios para seleção dos conteúdos elegemos a relevância social e a harmonização às características dos alunos. Diferenciamos o que são os conteúdos próprios da Educação Física dos compartilhados e dos transversais. A aplicação desses conceitos nas aulas se dá através do método preconizado pela Pedagogia Histórico-Crítica. Por fim, apresentamos exemplos dessa aplicação nos conteúdos Esporte e Dança.

Descrição

70 p.
Bibliografia: p. 57-58

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Pedagogia crítica, Prática de ensino

Citação

MOURA, Iuri Leal; LIMA, Rogério Mendes de. Educação física crítica: a pedagogia Histórico-Crítica e a Proposição Crítico-Superadora em uma aplicação prática. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0