Educação física crítica: a pedagogia histórico-crítica e a proposição crítico-superadora em uma aplicação prática
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Editor
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Ilustrador
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
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Editor
Imperial Editora
Resumo
Do termo adestramento físico à sua integração a proposta pedagógica da escola, a Educação Física passou por momentos históricos que buscaram a ampliação da visão físico-técnica da disciplina para uma visão do ser humano como um ser holístico. Assim, a partir do final dos anos 1970, e início da década de 1980, com o aumento na produção de pesquisas e estudos, surgem as Proposições Renovadoras. Contudo, dado o histórico de dominação burguesa e a dificuldade de aplicação prática dos conhecimentos produzidos, as Proposições Renovadoras são aplicadas em um mix de teorias que muitas das vezes não contribuem para que os alunos compreendam a realidade social. Assim, procuramos criar um método de ensino que proporcionasse a aplicação prática dos conceitos da Pedagogia Histórico Crítica e da Proposição Crítico-Superadora para contribuir com as aulas voltadas para o desenvolvimento da reflexão crítica. Apresentamos as categorias de ensino como sendo O trabalho, a linguagem e o poder. Como critérios para seleção dos conteúdos elegemos a relevância social e a harmonização às características dos alunos. Diferenciamos o que são os conteúdos próprios da Educação Física dos compartilhados e dos transversais. A aplicação desses conceitos nas aulas se dá através do método preconizado pela Pedagogia Histórico-Crítica. Por fim, apresentamos exemplos dessa aplicação nos conteúdos Esporte e Dança.
Descrição
70 p.
Bibliografia: p. 57-58
Bibliografia: p. 57-58
Palavras-chave
Educação física - Estudo e ensino, Pedagogia crítica, Prática de ensino
Citação
MOURA, Iuri Leal; LIMA, Rogério Mendes de. Educação física crítica: a pedagogia Histórico-Crítica e a Proposição Crítico-Superadora em uma aplicação prática. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.
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