Experiências não literais sobre ciências e gêneros textuais: caderno de orientações pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este produto é formado por parte da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II e também por algumas aulas aplicadas e aplicáveis na mesma perspectiva do ensino de Ciências, sobre a qual estendemos nosso olhar para a vertente Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Esse caderno de orientações pedagógicas pretende abarcar, nas atividades elencadas, as possibilidades da utilização dos gêneros textuais nas aulas de Ciências, com abordagem CTSA. Tenciona-se aplicar textos literários e não literários como estratégia/instrumento de dinamização, apreciação e registro das aulas de Ciências Naturais, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando condições de discutir, refletir, analisar, questionar e contemplar a ciência da vida e dar luz à vida da ciência tanto nos acontecimentos mais cotidianos como também nos fatos universais, proporcionando ao educando uma experiência menos técnica e mais humana para compreensão dos fenômenos, problemas e assuntos estudados. Como proposta, procuramos desenvolver atividades cujos eixos sejam considerados possibilidades para o ensino de ciências a partir dos gêneros textuais, utilizando textos literários e não literários, levando em consideração também o viés interdisciplinar das propostas e a complexidade em que são envolvidas.

Descrição

97 p.
Bibliografia: p. 96-97

Palavras-chave

Ciências - Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Gêneros textuais, Letramento científico, Interdisciplinaridade

Citação

LIRA, Shirley dos Santos; VIANNA, Aline Viégas. Experiências não literais sobre ciências e gêneros textuais: caderno de orientações pedagógica. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0