Não sei qual é a conta! É de mais ou de menos?: caderno de atividades com situações-problema do campo conceitual aditivo

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

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Editor

Imperial Editora

Resumo

A busca por estratégias pedagógicas para que os estudantes minimizem as dificuldades na resolução de problemas matemáticos tem sido constante na comunidade docente. A intenção do professor é que o aluno aprenda mais do que fazer contas. Assim, o presente estudo tem como problema de pesquisa, a seguinte questão: Que contribuições da Metodologia de Resolução de Problemas para o ensino e a aprendizagem do Campo Conceitual Aditivo são apresentadas em pesquisas brasileiras no período de 2006 a 2019? E tem como objetivo geral, analisar as contribuições da Metodologia de Resolução de Problemas para o ensino e a aprendizagem do Campo Conceitual Aditivo reveladas em pesquisas brasileiras no período de 2006 a 2019. Para levar a efeito esse objetivo, seguem se os objetivos específicos: mapear as pesquisas brasileiras que tem como foco a Resolução de Problemas e/ou o Campo Conceitual Aditivo no período de 2006 a 2019; identificar as pesquisas que utilizam a Resolução de Problema como metodologia de ensino; analisar as estratégias e práticas desenvolvidas, nas pesquisas selecionadas para explorar situações do Campo Conceitual Aditivo; e elaborar um caderno para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental com atividades envolvendo situações-problema do Campo Conceitual Aditivo e com orientações para o professor aplicar seguindo a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas. A realização deste trabalho ocorreu por meio da abordagem qualitativa, no qual foi considerado o conhecimento teórico acumulado, a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como referencial os estudos de Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2004, 2009, 2011), Dante (1997, 2010) e Polya (1995, 1997, 2006), sobre a Metodologia de Resolução de Problemas, e de Vergnaud (1982, 1990, 1996, 2014), relacionados à Teoria dos Campos Conceituais. Pesquisou-se os estados da arte com foco nessa temática e buscou-se as produções mais utilizadas nas pesquisas para formar o constructo teórico. Para o produto educacional, fruto desta pesquisa, seguimos a concepção de Zabala (1998) acerca da sequência didática como prática educativa para elaborar o Caderno de Atividades intitulado “Não sei a conta! É de mais ou de menos?”, constituído por atividades envolvendo situações com problemas de estruturas aditivas na perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas, além de orientações aos professores para o trabalho com os alunos em sala de aula. Identificamos a partir dos dados apresentados nos trabalhos que compuseram o corpus da nossa pesquisa, que as experiências de ensino que abordaram o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas obtiveram resultados positivos na aprendizagem dos alunos. E mais, nossas reflexões, baseadas no material pesquisado, nos levaram a concluir que trabalhar as situações do campo aditivo por meio da Metodologia de Resolução de Problemas, pode contribuir para abrandar as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução de situações-problema de estruturas aditivas, bem como aprimorar e alargar esse conhecimento.

Descrição

63 p.
Bibliografia: p. 57-58

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Resolução de problemas (Matemática), Teoria dos campos conceituais

Citação

OLIVEIRA, Marcia Andrade; VIEIRA, Edite Resende. Não sei qual é a conta! É de mais ou de menos?: caderno de atividades com situações-problema do campo conceitual aditivo. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.

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