Caderno pedagógico CooperArte: jogos cooperativos com conteúdos artísticos para as aulas de artes visuais no ensino médio

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

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Editor

Imperial Editora

Resumo

Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica, do Colégio Pedro II, com foco na seguinte questão problema: De que maneira os Jogos Cooperativos com conteúdos artísticos podem aprimorar os vínculos afetivos no processo de aprendizagem? Este produto educacional foi desenvolvido com a finalidade de ser utilizado por professores de Artes Visuais, nas turmas do Ensino Médio, possibilitando a promoção do afeto e do senso de coletividade em busca da construção de conhecimentos contextualizados com as suas realidades sociais no processo do fazer artístico. O caderno pedagógico foi avaliado e aprimorado mediante as sugestões de professores de Artes Visuais, que analisaram e contribuíram com a reestruturação deste material a partir de encontros virtuais com um Grupo Focal, que foi desenvolvido com essa finalidade. Os resultados da pesquisa confirmaram que os jogos cooperativos com conteúdos artísticos são aplicáveis em sala de aula e contribuem para um fazer artístico coletivo mais prazeroso e dinâmico.

Descrição

69 p.
Bibliografia: p. 65-68

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Jogos em grupo, Cooperação, Aprendizagem educacional

Citação

PAIXÃO, Mariana da Costa; SALVADOR, Marco Antônio Santoro. Caderno pedagógico CooperArtes: jogos cooperativos com conteúdos artísticos para as aulas de Artes Visuais no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.

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