Caderno pedagógico CooperArte: jogos cooperativos com conteúdos artísticos para as aulas de artes visuais no ensino médio
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica, do Colégio Pedro II, com foco na seguinte questão problema: De que maneira os Jogos Cooperativos com conteúdos artísticos podem aprimorar os vínculos afetivos no processo de aprendizagem? Este produto educacional foi desenvolvido com a finalidade de ser utilizado por professores de Artes Visuais, nas turmas do Ensino Médio, possibilitando a promoção do afeto e do senso de coletividade em busca da construção de conhecimentos contextualizados com as suas realidades sociais no processo do fazer artístico. O caderno pedagógico foi avaliado e aprimorado mediante as sugestões de professores de Artes Visuais, que analisaram e contribuíram com a reestruturação deste material a partir de encontros virtuais com um Grupo Focal, que foi desenvolvido com essa finalidade. Os resultados da pesquisa confirmaram que os jogos cooperativos com conteúdos artísticos são aplicáveis em sala de aula e contribuem para um fazer artístico coletivo mais prazeroso e dinâmico.
Descrição
69 p.
Bibliografia: p. 65-68
Bibliografia: p. 65-68
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Jogos em grupo, Cooperação, Aprendizagem educacional
Citação
PAIXÃO, Mariana da Costa; SALVADOR, Marco Antônio Santoro. Caderno pedagógico CooperArtes: jogos cooperativos com conteúdos artísticos para as aulas de Artes Visuais no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


