Interculturalidade em ação: ABC da alfabetização e letramento para as relações étnico-raciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Pautado na perspectiva da interculturalidade crítica e da perspectiva decolonial na priorização da valorização da diversidade nos ambientes escolares, o material a seguir é resultante da pesquisa de mestrado intitulada “Minha gente também tem história: Educação intercultural em turmas dos anos iniciais de uma escola em Magé.” construída no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, vinculada ao Colégio Pedro II. O caderno de atividades a seguir, é o Produto Educacional da dissertação, e foi construído a partir da análise dos dados, que evidenciaram a necessidade de produção de materiais didáticos que articulem o processo de alfabetização e letramento com a educação para as relações étnico-raciais. O campo da pesquisa foi uma escola, localizada em território de uma comunidade de quilombo remanescente na cidade de Magé/RJ. De natureza qualitativa, foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação participante, proporcionando o envolvimento da pesquisadora e dos envolvidos na pesquisa, dentre eles, a comunidade local, vivenciando em conjunto a análise da realidade. O caderno de atividades em evidência foi construído na intenção de corresponder a necessidade da construção de um material que articule o processo de alfabetização e letramento, estimulando e valorizando as experiências docentes que proponham a escuta de integrantes da comunidade local sobre suas histórias, saberes e modo de vida.

Descrição

56 p.
Bibliografia: p. 56

Palavras-chave

Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Alfabetização, Educação decolonial, Interculturalidade

Citação

AMANCIO, Simone das Neves Encarnação; LIMA, Rogério Mendes de. Interculturalidade em ação: ABC da alfabetização e letramento para as relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0