Pedagogia do avesso: princípios da palhaçaria aplicados à educação
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este trabalho é resultante de um minucioso processo de acúmulo de teorias educacionais, investigações acadêmicas e práticas pedagógicas cotidianas construídas a partir da pesquisa “A palhaçaria como vivência para a construção de vínculos afetivos entre docentes e discentes”, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Colégio Pedro II – RJ. Denominado de Produto Educacional, tal pesquisa e consequente trabalho pedagógico desenvolvido para o ensino/aprendizagem no cotidiano escolar, pode ser caracterizado como um curso de formação profissional, construído a partir do suporte teórico apresentado e dos dados coletados, e tem suas bases no conceito de iniciação de palhaços, nos instrumentos formativos da palhaçaria e nos princípios do estado de palhaço. O objetivo principal deste Produto Educacional é refletir sobre a dimensão interacional do fazer pedagógico a partir dos princípios da palhaçaria, tendo como proposta que os participantes sejam protagonistas e vivenciem práticas da formação do palhaço e que possam refletir, debater e organizar possibilidades de transpor estas experiências para a sua prática cotidiana, possibilitando transformar qualitativamente as suas relações em sala de aula. A partir deste processo podemos concluir que o professor, ao vivenciar experiências palhacescas, tenha condições de ser protagonista deste processo e ressignificar as suas relações interpessoais em sala de aula, a partir de alguns aspectos postos em relevo pelos Princípios da Palhaçaria: o desenvolvimento de um olhar mais empático sobre si e sobre os outros; o engajamento de seus alunos a partir de um estado de expectativa e do uso de lógicas não-usuais; a manifestação de interesse e do contágio desse interesse por parte da audiência; do desenvolvimento de um estado de atenção consciente; do desenvolvimento da conexão e coparticipação da audiência em suas ações; e da abordagem a partir de uma lógica lúdica.
Descrição
80 p.
Bibliografia: p. 78-80
Bibliografia: p. 78-80
Palavras-chave
Ensino fundamental - Estudo e ensino, Educação, Palhaços, Afeto (Psicologia), Relações humanas, Corporeidade, Corpo e mente - Crianças
Citação
SILVA, Álisson Jardel Pereira; SALVADOR, Marco Antônio Santoro. Pedagogia do avesso: princípios da palhaçaria aplicados à educação. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


