Uma sequência didática sobre as aplicações da energia nuclear: estratégia educacional para o processo de ensino-aprendizagem visando a formação de um cidadão crítico
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
O presente produto visou à disseminação do conhecimento acerca das aplicações da energia nuclear aos discentes do ensino médio integrado, com a aproximação do tema à realidade cotidiana dos alunos. Dessa forma, o produto gerado foi uma sequência didática com o envolvimento de aulas expositivas, transmissão de vídeos e debates acerca do tema, além de uma visita técnica ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), com foco nos laboratórios da Divisão de Radioproteção Ambiental e Ocupacional (DIRAD). Assim, verificou-se que essa sequência pode ser utilizada como apoio à construção de conhecimentos acerca da energia nuclear e como uma ferramenta estratégica de ensino-aprendizagem, de abordagem motivadora e próxima da realidade cotidiana do aluno. E, ainda, foi possível observar que o aluno pôde ser capaz de aprender e interagir com fenômenos que tivessem relação com os conteúdos abordados em sala de aula e, dessa maneira, desenvolver um senso crítico que possibilite a sua tomada de decisão como cidadão transformador na sociedade.
Descrição
42 p.
Bibliografia: p. 36.
Bibliografia: p. 36.
Palavras-chave
Meio Ambiente - Estudo e ensino, Energia nuclear, Radiação, Ensino médio integrado, Práticas pedagógicas, Educação profissional, Educação tecnológica, Processo de ensino-aprendizagem, Sequência didática
Citação
PERROTTA, Pamela Rodrigues; CASTRO, Robson Costa de. Uma sequência didática sobre as aplicações da energia nuclear: estratégia educacional para o processo de ensino-aprendizagem visando a formação de um cidadão crítico. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




