Uma sequência didática sobre as aplicações da energia nuclear: estratégia educacional para o processo de ensino-aprendizagem visando a formação de um cidadão crítico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O presente produto visou à disseminação do conhecimento acerca das aplicações da energia nuclear aos discentes do ensino médio integrado, com a aproximação do tema à realidade cotidiana dos alunos. Dessa forma, o produto gerado foi uma sequência didática com o envolvimento de aulas expositivas, transmissão de vídeos e debates acerca do tema, além de uma visita técnica ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), com foco nos laboratórios da Divisão de Radioproteção Ambiental e Ocupacional (DIRAD). Assim, verificou-se que essa sequência pode ser utilizada como apoio à construção de conhecimentos acerca da energia nuclear e como uma ferramenta estratégica de ensino-aprendizagem, de abordagem motivadora e próxima da realidade cotidiana do aluno. E, ainda, foi possível observar que o aluno pôde ser capaz de aprender e interagir com fenômenos que tivessem relação com os conteúdos abordados em sala de aula e, dessa maneira, desenvolver um senso crítico que possibilite a sua tomada de decisão como cidadão transformador na sociedade.

Descrição

42 p.
Bibliografia: p. 36.

Palavras-chave

Meio Ambiente - Estudo e ensino, Energia nuclear, Radiação, Ensino médio integrado, Práticas pedagógicas, Educação profissional, Educação tecnológica, Processo de ensino-aprendizagem, Sequência didática

Citação

PERROTTA, Pamela Rodrigues; CASTRO, Robson Costa de. Uma sequência didática sobre as aplicações da energia nuclear: estratégia educacional para o processo de ensino-aprendizagem visando a formação de um cidadão crítico. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0