Reconectar criança e natureza: por que, para que e como? Ideias de práticas pedagógicas para Educação Infantil

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

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Editor

Imperial Editora

Resumo

Esse livro é o produto educacional construído junto à pesquisa “Reconectar crianças e natureza: possibilidades para a educação infantil”. Pautado em estudos e referenciais teóricos sobre a relação da criança e a natureza, esta produção foi construída a partir das práticas pedagógicas já realizadas pela professora-pesquisadora, acrescidas dos resultados da pesquisa que teve a sua geração de dados através de um curso para professores, ministrado pela pesquisadora; esses resultados foram de grande relevância, pois responderam às questões dos objetivos levantados na pesquisa, além de evidenciarem a importância das práticas pedagógicas com a natureza junto às crianças da Educação Infantil, principalmente neste período pandêmico pelo qual nossa sociedade atravessa. Seguindo o caminho dos resultados da pesquisa, esse produto educacional discute o quanto essas práticas pedagógicas são urgentes, atualmente, com o uso excessivo da tecnologia e com as consequências da pandemia (covid-19); além disso, este produto educacional também demonstra ‘para que’ devemos realizá-las e ‘como’ devemos aplicá las, na prática, com as crianças. Através das categorias encontradas na pesquisa – por que, para que e como realizar práticas junto à natureza na educação infantil – compreende-se que a reflexão docente sobre as vivências e experiências das crianças junto à natureza podem enriquecer as práticas pedagógicas e reconectar as crianças pequenas com a natureza, na Educação Infantil. Desta forma, o curso ministrado junto aos professores foi um artefato desse trabalho e juntamente com os dados construídos ao longo de sua aplicação serviram de subsídio para a elaboração deste livro. O objetivo do mesmo é a partilha de conhecimentos docentes que buscam orientar professores da Educação Infantil em como realizar práticas pedagógicas na natureza, na perspectiva do brincar livre, com elementos naturais, em ambiente externo, como possibilidades potentes para o desenvolvimento integral da criança, além de incentivar a formar cidadãos conscientes e cuidadosos com o meio ambiente – de modo a atender aos interesses e necessidades das crianças, através do olhar sensível e uma escuta atenta do educador em prol de uma infância mais feliz e libertadora. Neste produto educacional encontram-se diversas propostas de práticas pedagógicas que incentivam a contemplação da natureza, despertam o olhar para a sua beleza, proporcionam os estímulos sensoriais a partir das experiências com ela e aguçam a criatividade através da arte e da construção de brincadeiras e brinquedos com elementos da natureza. Esse material é um convite para inspirar os educadores a saírem do ambiente fechado da sala de aula e expandirem as possibilidades ao ar livre, a partir de observações e reflexões que orientam os professores e os auxiliam na realização de suas práticas pedagógicas, apontando contribuições para inovações que contemplem a questão ambiental, de forma lúdica e prazerosa, na Educação Infantil. Espera-se que este produto educacional possa contribuir para práticas mais libertadoras, que respeitem os desejos da criança e propiciem uma maior interação da criança com a natureza.

Descrição

112 p.
Bibliografia: p. 110-112

Palavras-chave

Educação infantil - Estudo e ensino, Meio ambiente, Meio ambiente e crianças

Citação

SOUZA, Katiany Khristiny Coutinho Silva de; VIANNA, Aline Viégas. Reconectar criança e natureza: por que, para que e como? Ideias de práticas pedagógicas para Educação Infantil. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2022.

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