Caderno de orientações pedagógicas para a estimulação da leitura literária e consciência fonológica na pré-escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reconhece a Pré-escola como a primeira etapa de matrícula obrigatória da Educação Básica. Por esse motivo, estudos que a tenham como enfoque devem ser fontes de reflexão para aqueles que atuam junto aos pré-escolares. A fim de contribuir com a prática docente, este caderno de orientações pedagógicas tem o objetivo de estimular a leitura literária e a consciência fonológica na Pré-escola por meio da aplicação de sequências didáticas. Trazemos como principais referenciais teóricos: Adams et al (2012), Basso (2006), Cosson (2006), López (2018), Corsino (2009, 2014), Mousinho et al (2018), Morais (2019), Soares (2011, 2014, 2016, 2018) entre outros. Por meio deste estudo, dialogaremos sobre o trabalho com o texto literário de maneira que levem as crianças a se apropriarem do mesmo como fonte de deleite. Também é a partir da idade pré-escolar que os infantes passam a refletir mais sobre os sons da língua materna e, portanto, ações de estímulo à consciência fonológica também serão fomentadas nesta etapa de Educação. Sendo assim, esse material é consequência de uma pesquisa de mestrado que foi elaborada com professores que atuam ou já atuaram na Pré-escola e visa contribuir com as propostas pedagógicas nessa etapa de Educação. As sequências didáticas aqui contidas foram avaliadas pelos professores que participaram da pesquisa, sendo consideradas propostas lúdicas que atendem aos objetivos estabelecidos. Entendemos a relevância da pesquisa visto que, num tempo relativamente recente, a Pré-escola tornou-se a primeira etapa da Educação Básica e muito se tem a vislumbrar para esse grupamento de crianças que estão em amplitude de experiências em relação aos diversos mundos que o cercam, inclusive o mundo literário e linguístico.

Descrição

53 p.
Bibliografia: p. 51-53

Palavras-chave

Educação infantil - Estudo e ensino, Educação básica, Educação pré-escolar, Incentivo à leitura, Livros e leitura, Fonologia, Consciência fonológica, Sequência didática

Citação

RUBIM, Ruth Patricio; CAPOSSOLI, Eduardo Folco. Caderno de orientações pedagógicas para a estimulação da leitura literária e consciência fonológica na pré-escola. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0