Leia Lima: uma proposta para compreensão leitora no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este Caderno de atividades denominado “Leia Lima. Uma proposta para compreensão leitora no ensino médio” é o produto educacional resultante da pesquisa do Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II intitulada “A inversão da lógica da sala de aula e algumas possiblidades para compreensão leitora no ensino médio.” Trata-se de uma contribuição para as práticas pedagógicas destinadas aos docentes de língua portuguesa e apresenta sugestões de atividades com propostas que utilizam as estratégias de leitura como caminhos possíveis à compreensão leitora. A construção deste material, que pretende colaborar com o trabalho de compreensão em sala de aula, valeu-se do referencial teórico utilizado na dissertação e, principalmente, as contribuições de Solé (1998), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), Smith (1989), Koch& Elias (2011) com as estratégias de leitura e compreensão leitura e de Moran (2017) que nos deu aporte para metodologias ativas empregadas na pesquisa. O caderno apresenta cinco crônicas e atividades que fomentam o interesse pela leitura e a compreensão dos textos lidos. As atividades foram realizadas com alunos do segundo ano do ensino médio, mas podem ser utilizadas ou adaptadas para outras turmas. Utilizamos o gênero textual crônica e selecionamos Lima Barreto devido à identificação dos alunos com o autor. Seus textos nos convidam a reflexões sobre o Rio de Janeiro desde o início do século XX e ainda despertam interesse para conhecer outras obras do autor. Este material inscreve-se num esforço para realização do trabalho com texto na sala de aula no sentido de promover a compreensão leitora, apresentando reflexões sobre questões de nosso cotidiano e enfrentamentos sociais através da leitura das crônicas de Lima Barreto.

Descrição

82 p.
Bibliografia: p. 81-82

Palavras-chave

Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino, Leitura, Compreensão na leitura, Crônicas, Barreto, Lima, 1881-1922

Citação

QUERIDO, Adriana do Nascimento; MARTINS, Aira Suzana Ribeiro. Leia Lima: uma proposta para compreensão leitora no ensino médio. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0