Caderno de atividades lúdicas: jogos para a educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

De que formas as atividades lúdico-corporais podem potencializar a aprendizagem significativa da Educação Musical? Essa questão-problema foi trazida pela pesquisa de mestrado em práticas de educação básica que resultou no produto educacional aqui apresentado. O estudo empreendeu os conceitos de lúdico, especificamente no que tange aos jogos que envolvem movimentos corporais. A partir dessas concepções desenvolveram-se as relações entre as atividades lúdicas e a aprendizagem. A teoria da aprendizagem significativa foi a que mais se adequou ao respaldo dessas conexões, uma vez que o lúdico está presente nos conhecimentos prévios do aluno e o movimento corporal desperta o interesse pelas atividades e, consequentemente, pela aprendizagem. Um dos objetivos desse estudo foi analisar, por meio da aplicação de atividades lúdicas adaptadas ao processo de musicalização infantil, a potencialização da aprendizagem musical. Para tanto, este produto educacional foi desenvolvido na forma de um guia para o professor que trabalha com os anos iniciais do ensino fundamental. O caderno foi aprimorado a partir de sugestões de professores de Música, que testaram o produto em uma aplicação piloto, e dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental que experimentaram os dez primeiros jogos deste livro e ainda criaram os outros sete aqui incluídos. Os resultados da pesquisa confirmaram que os conceitos musicais trabalhados de forma lúdica, por meio de jogos, conduzem a uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Descrição

42 p.
Bibliografia: p. 41-42

Palavras-chave

Educação musical - Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Aprendizagem significativa, Atividades lúdicas, Corpo e movimento

Citação

GOMES, Samuel de Andrade; SALVADOR, Marco Antônio Santoro. Caderno de atividades lúdicas: jogos para a educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental. Rio de Janeiro: Imperial, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0