Com arte visual você é capaz: o uso do cine-conversa e de ateliês criativos como possibilidade emancipatória do aluno

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Neste trabalho está descrito detalhadamente o projeto educacional baseado em duas ferramentas extraclasse que tem objetivo de auxiliar no melhor desenvolvimento cognitivo, educacional e comportamental dos alunos no ambiente escolar. As ferramentas que apoiam cada detalhe desse projeto são os cine-conversas e as oficinas criativas alternadas; despertando nos alunos a capacidade de discutir, resolver e desenvolver propostas sob orientação de um professor. Entrando em confronto frente a frente com a grade regular das disciplinas escolares, que apenas motiva os alunos a reação da resposta; criando o vínculo pergunta – resposta, dificultando o surgimento da dúvida, o questionamento, a inquietação; enferrujando o exercício de pensar. Com as ferramentas extraclasse propostas o objetivo de fazer pensar, de motivar os alunos a participarem com mais ânimo de cada dinâmica é alcançado e inclusive supera a previsão inicial. Aumentar a disposição e o entusiasmo dos alunos durante as disciplinar e formar membros atuantes da sociedade são o resultado da ação das ferramentas descritas nesse estudo; exercer a real missão do educador com criatividade e pautado na pedagogia. A arte provoca o diálogo, estimula o fazer e solidifica o criar.

Abstract

This work describes in detail the educational project based on two extra-class tools that aims to assist in the better cognitive, educational and behavioral development of students in the school environment. The tools that support every detail of this project are the cine conversations and the alternate creative workshops; awakening in students the ability to discuss, resolve and develop proposals under the guidance of a teacher. Comparing face to face with the regular schedule of school subjects, which only motivates students to react to the response; creating the question-answer link, making it difficult for doubt, questioning, and disquiet to arise; rusting the exercise of thinking. With the proposed extra-class tools, the objective of making people think, of motivating students to participate with more enthusiasm in each dynamic is achieved and even exceeds the initial prediction. Increasing students' disposition and enthusiasm during disciplinary sessions and forming active members of society are the result of the action of the tools described in this study; exercise the real mission of the educator with creativity and based on pedagogy. Art provokes dialogue, stimulates doing and solidifies creating.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Cultura Visual e Educação, Cinema na educação, Criação (Literária, artística, etc.)

Citação

MEDEIROS, Herbert de Souza Leão. Com arte visual você é capaz: o uso do cine-conversa e de ateliês criativos como possibilidade emancipatória do aluno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0