A educação psicomotora permeando a proposta pedagógica nas creches municipais no Rio de Janeiro : é possível?

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

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Rio de Janeiro

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Resumo

O presente trabalho questiona se a Educação psicomotora se faz presente nas ações pedagógicas de uma creche municipal do Rio de Janeiro, observando se os documentos norteadores da prática, elaborados pela Gerência de Educação Infantil (GEI), estabelecem relação com os fundamentos da Psicomotricidade e as propostas nacionais para a Educação Infantil, implementadas pelo Ministério da Educação. A pesquisa busca correspondência entre o que os profissionais que lidam diretamente com as crianças entendem acerca da Educação psicomotora e o que é efetivado nos diferentes espaços da creche, assim como nos documentos que registram o trabalho realizado pela unidade escolar. Assim, tenciona-se, por meio deste estudo, analisar se o olhar psicomotor é parte das práticas no cotidiano da creche pesquisada, estabelecendo relações com as produções curriculares da própria rede que tratam de diferentes aspectos do cotidiano em creches e demais espaços de Educação Infantil. O tema abordado também passa pelos impactos que a relação que o profissional construiu com o próprio corpo ao longo de sua formação tem em sua prática junto às crianças, objetivando pontuar que tipos de limitações esta mesma formação gera na efetivação de uma prática psicomotora. Para tanto, o trabalho foi construído a partir de entrevistas com professores que atuam na creche em questão, análise de documentos legais e de outros produzidos na própria unidade escolar, como também a partir de referências teóricas sobre Psicomotricidade e Educação Infantil. A pesquisa é, deste modo, documental e bibliográfica, propondo diálogo entre a produção científica dos estudos sobre a Psicomotricidade/Educação Psicomotora e as atuais práticas pedagógicas e legislações para a educação até os 5 anos de idade. Diante da pesquisa e do estudo elaborado, o trabalho tem a pretensão de contribuir para a reflexão sobre a efetivação de possíveis propostas pedagógicas de Educação Infantil que viabilizem a prática de Educação psicomotora com crianças de 0 a 5 anos nas creches e pré-escolas do Rio de Janeiro.

Abstract

The present study questions whether Psychomotor education is present in the pedagogical actions of a municipal day care center in Rio de Janeiro, observing whether the documents guiding the practice, elaborated by the Management of Early Childhood Education (GHG), establish relationship with the fundamentals of Psychomotricity and national proposals for Early Childhood Education, implemented by the Ministry of Education. The research seeks a correspondence between what the professionals who deal directly with the children understand about the psychomotor education and what is done in the different spaces of the day care center, as well as in the documents that record the work done by the school unit. Thus, it is intended, through this study, to analyze whether the psychomotor gaze is part of the daily practices of the day care center, establishing relationships with the curricular productions of the network itself that deal with different aspects of daily life in day care centers and other spaces of Early Childhood Education. The subject also touches on the impacts that the relationship that the professional built with the body during its formation has in its practice with the children, aiming to point out what types of limitations this same formation generates in the accomplishment of a psychomotor practice. For this, the work was constructed from interviews with teachers who work in the day care in question, analysis of legal documents and others produced in the school unit itself, as well as from theoretical references on Psychomotricity and Early Childhood Education. The research is, therefore, documentary and bibliographical, proposing a dialogue between the scientific production of the studies on Psychomotricity / Psychomotor Education and the current pedagogical practices and legislation for education until the 5 years of age. In view of the research and the study, the paper intends to contribute to the reflection on the effectiveness of possible pedagogical proposals of Early Childhood Education that enable the practice of Psychomotor Educa

Descrição

Palavras-chave

Prática de ensino, Educação infantil – Estudo e ensino, Educação psicomotora - Estudo e ensino

Citação

Bazilio, Mayara Soares. A Educação psicomotora permeando a proposta pedagógica nas creches municipais do Rio de Janeiro: é possível? 2018. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (especialização em Educação psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

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