O trabalho psicomotor pelo viés da ludicidade no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O objetivo dessa pesquisa é investigar a relevância de um trabalho psicomotor pelo viés da ludicidade no processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental. Reflexões sobre a função social da leitura e escrita e a complexidade subjacente a este processo, com exigências para uma escolarização sistematizada, indicam a necessidade de uma revisão em relação às práticas desenvolvidas no processo de alfabetização. A potencialização do corpo infantil e o lugar do movimento nesse processo, entrelaçados à importância dos jogos e brincadeiras, foram questões também levantadas na construção desse trabalho. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, com embasamento teórico numa amostra composta por Le Boulch (1987), Alves (2016), Oliveira (2015), Kishimoto (2017), Mastrascusa e Franch (2016) e Vygotsky (2010), além de alguns outros autores de apoio aos temas. A análise dos dados foi feita através dos instrumentos de fichamento e resumo. Os resultados apontam que a Psicomotricidade contribui de maneira ímpar para o desenvolvimento global da criança com práticas psicomotoras que valorizam o corpo, o movimento, a afetividade e as interações, a partir de conceitos que consideram o ser humano em sua integralidade. Concluímos que as atividades psicomotoras, aliadas ao lúdico, ajudam a criança a desenvolver habilidades motoras e psico-afetivas necessárias para a aquisição da leitura e escrita, potencializando o corpo do aluno diante do processo de alfabetização.

Abstract

The purpose of this research is to investigate the relevance of psychomotor work by the bias of playfulness in the literacy process in the first year of elementary school. Reflections on the social function of reading and writing and the complexity underlying this process, with requirements for a systematized schooling, indicate the need for a revision in relation to the practices developed in the literacy process. The potentiation of the child's body and the place of its movement in this process, intertwined with the importance of games and other ludic activities, were also questions raised in the construction of this work. It was a qualitative bibliographical study with a theoretical basis which comprised a sample composed by Le Boulch (1987), Alves (2016), Oliveira (2015), Kishimoto (2017), Mastrascusa and Franch (2016) and Vygotsky (2010), among other authors. The analysis of the data was done through the following research instruments: written files and summaries. The results show that Psychomotricity contributes in a unique way to the overall development of the child through psychomotor practices that value body, movement, affectivity and interactions, based on concepts that consider the human being in its entirety. We conclude that psychomotor activities, combined with playfulness, help the child to develop motor and psycho affective skills necessary to acquire reading and writing, strengthening the student body in the face of the literacy process.

Descrição

Palavras-chave

Educação psicomotora - Estudo e ensino, Artes visuais, Formação docente, Ludicidade, Alfabetização

Citação

Alves, ABREU, Rosidalva Santos de. O trabalho psicomotor pelo viés da ludicidade no processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2018. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

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