Psicomotricidade na educação física: como ocorre sua utilização nas escolas de Educação Infantil da Zona Oeste do Rio de Janeiro
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Psicomotora
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo buscou identificar como a Psicomotricidade é utilizada nas aulas de Educação Física para Educação Infantil em escolas públicas e particulares da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Visto a Psicomotricidade desempenhar uma contribuição fundamental para Educação Física na Educação Infantil, quanto mais cedo à prática da Psicomotricidade for inserida no ambiente escolar melhores serão os benefícios cognitivos, afetivos e motores e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem será favorecido, além de contribuir para construção do sujeito. Os principais autores utilizados nesta pesquisa foram: Silva et al. (2017), Alves (2016), Mattos e Kabarite (2016), Camargo e Maciel (2016), Venâncio et al. (2015), Bueno (2013), Duzzi et al. (2013), Aquino et al. (2012), Rossi (2012), Fontana (2012), Fonseca (2009), Ferrari (2009), Burguer e Krug (2009), Campão e Cecconcello (2008), e Lapierre (2002). Esta pesquisa também assinalou como a Psicomotricidade é trabalhada no ambiente escolar, bem como os benefícios e as contribuições dessa prática na Educação Infantil e investigou se os participantes do estudo consideram importante a inclusão da Psicomotricidade nas aulas de Educação Física. O estudo assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por dez professores de Educação Física de escolas pública e particulares da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, a interpretação dos dados se deu pela análise do discurso para as questões abertas e em forma de gráficos para as questões fechadas. Os resultados permitiram identificar que a Psicomotricidade é utilizada nas suas aulas pelos docentes e também compreender o olhar dos participantes desta pesquisa sobre como a Psicomotricidade é desenvolvida nas suas aulas, quais são as estruturas psicomotoras mais trabalhadas, além de apresentar o ponto de vista dos docentes participantes sobre a importância de incluir a Psicomotricidade nas aulas de Educação Física para Educação Infantil, através das respostas obtidas no questionário. Neste trabalho foi possível identificar que falar em Psicomotricidade parece simples e fácil, mas ter a real dimensão do que ela é e do que envolve nem sempre fica evidente, conforme foi observado no discurso dos participantes, baseado no grau de conhecimento de cada um no campo da Psicomotricidade. Foi um trabalho enriquecedor para a área educacional, pois evidenciou pontos fundamentais da Psicomotricidade associados à Educação Física e à sua relevância para o desenvolvimento pleno do educando além de ter atingido os objetivos propostos pelo estudo. No trabalho com a Psicomotricidade mesmo tendo sido apontado por muitos autores como de fundamental importância na área educacional, os princípios teóricos e práticos ainda são pouco conhecidos pela população acadêmica, sugerindo assim que sejam realizados novos estudos abordando o tema e que sejam criadas formações continuadas que privilegiem os estudos na área da Psicomotricidade, não somente para os professores de Educação Física, mas para todos os docentes envolvidos no processo de ensino, principalmente na Educação Infantil das escolas públicas e particulares da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Abstract
O presente estudo buscou identificar como a Psicomotricidade é utilizada nas aulas de Educação Física para Educação Infantil em escolas públicas e particulares da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Visto a Psicomotricidade desempenhar uma contribuição fundamental para Educação Física na Educação Infantil, quanto mais cedo à prática da Psicomotricidade for inserida no ambiente escolar melhores serão os benefícios cognitivos, afetivos e motores e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem será favorecido, além de contribuir para construção do sujeito. Os principais autores utilizados nesta pesquisa foram: Silva et al. (2017), Alves (2016), Mattos e Kabarite (2016), Camargo e Maciel (2016), Venâncio et al. (2015), Bueno (2013), Duzzi et al. (2013), Aquino et al. (2012), Rossi (2012), Fontana (2012), Fonseca (2009), Ferrari (2009), Burguer e Krug (2009), Campão e Cecconcello (2008), e Lapierre (2002). Esta pesquisa também assinalou como a Psicomotricidade é trabalhada no ambiente escolar, bem como os benefícios e as contribuições dessa prática na Educação Infantil e investigou se os participantes do estudo consideram importante a inclusão da Psicomotricidade nas aulas de Educação Física. O estudo assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por dez professores de Educação Física de escolas pública e particulares da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, a interpretação dos dados se deu pela análise do discurso para as questões abertas e em forma de gráficos para as questões fechadas. Os resultados permitiram identificar que a Psicomotricidade é utilizada nas suas aulas pelos docentes e também compreender o olhar dos participantes desta pesquisa sobre como a Psicomotricidade é desenvolvida nas suas aulas, quais são as estruturas psicomotoras mais trabalhadas, além de apresentar o ponto de vista dos docentes participantes sobre a importância de incluir a Psicomotricidade nas aulas de Educação Física para Educação Infantil, através das respostas obtidas no questionário. Neste trabalho foi possível identificar que falar em Psicomotricidade parece simples e fácil, mas ter a real dimensão do que ela é e do que envolve nem sempre fica evidente, conforme foi observado no discurso dos participantes, baseado no grau de conhecimento de cada um no campo da Psicomotricidade. Foi um trabalho enriquecedor para a área educacional, pois evidenciou pontos fundamentais da Psicomotricidade associados à Educação Física e à sua relevância para o desenvolvimento pleno do educando além de ter atingido os objetivos propostos pelo estudo. No trabalho com a Psicomotricidade mesmo tendo sido apontado por muitos autores como de fundamental importância na área educacional, os princípios teóricos e práticos ainda são pouco conhecidos pela população acadêmica, sugerindo assim que sejam realizados novos estudos abordando o tema e que sejam criadas formações continuadas que privilegiem os estudos na área da Psicomotricidade, não somente para os professores de Educação Física, mas para todos os docentes envolvidos no processo de ensino, principalmente na Educação Infantil das escolas públicas e particulares da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Descrição
Palavras-chave
Educação psicomotora - Estudo e ensino, Educação infantil, Educação física
Citação
FERREIRA, Fernanda da Silva. Psicomotricidade na Educação Física: como ocorre sua utilização nas escolas de Educação Infantil da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2018. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




