Frações no ensino fundamental: compreender o conceito para explorar as estratégias
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Matemática
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre frações. O objetivo deste visa auxiliar os professores que sentem necessidade de aprofundamento maior nos conceitos referentes aos números racionais, a fim de melhorar sua prática, repensar as estratégias de ensino, promover uma aprendizagem significativa e de qualidade e, por fim, perceber como o currículo escolar aborda este tema em cada ano. Este estudo também busca respostas sobre o que os professores precisam saber para ensinar frações de forma integrada com os números decimais e porcentagens, de modo a favorecer uma compreensão significativa. Afinal, a falta de compreensão dos conceitos básicos sobre frações pode fazer com que o ensino desses números seja penoso, tanto para o professor como também para o aluno. Deste modo, pode-se considerar que conhecer a história das frações é um passo importante para entender as necessidades do homem no decorrer da sua evolução e poder compreender com clareza os significados e diferentes interpretações das frações e, a partir disso, é possível repensar as estratégias utilizadas, conhecer a reta numerada e fazer uso de jogos que contribuem para um ensino-aprendizagem efetivo.
Abstract
This present work is the result of a bibliographical research on fractions. It's purpose is to assist teachers who feel a need for a deeper understanding on rational number's concepts to improve their practice, rethinking teaching strategies, promoting meaningful and quality learning and, at last, understanding how school's curriculum addresses this issue on each grade. This present study also seeks answering what teachers need to know in order to teach fractions in an integrated way with decimal numbers and percentages, in order to favor a meaningful understanding. After all, the lack of understanding of basic concepts on fractions can turn teaching of these numbers difficult for both teacher and student. Thus, it's safe to say that the knowledge of fraction's history is an important step of understanding man's needs in the course of human evolution and being able to clearly understand the meanings and different interpretations of fractions, and from that is possible to rethink the strategies commonly used, know the numbered line and make use of games that contribute to effective teaching-learning.
Descrição
Palavras-chave
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Aprendizagem significativa, Frações, Prática de ensino, Processo de ensino-aprendizagem, Jogos educativos
Citação
VIDON, Maria Dagmar Ribeiro Monteiro. Frações no ensino fundamental: compreender o conceito para explorar as estratégias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




