Matemática financeira e mercado financeiro contextualizados para construção de uma cultura e educação financeira analítica e crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do estudo da matemática financeira inserida no contexto do mercado financeiro para que se possa ter uma cultura e uma educação financeira imbuídas na vida dos brasileiros, para que estes possam fazer escolhas e tomar decisões nas áreas econômicas e financeiras de suas vidas de modo analítico, crítico e consciente. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que realiza um breve histórico da situação econômica e financeira do país e mostra a evolução do ensino da matemática financeira no Brasil a partir da década de 1990. Ela perpassa por alguns tópicos da matemática financeira que são estudados no ensino médio e apresenta um pouco da linguagem e dos termos empregados pelo mercado financeiro. Ela desenvolve atividades que buscam conduzir a conscientização do uso dos recursos financeiros, para que possam dar esclarecimentos aos indivíduos sobre assuntos como empréstimos, financiamentos, dívidas, economia, poupança e investimento ao longo de suas vidas. Este trabalho procura ajudar em construir uma cultura e uma educação financeira mais eficaz e pragmática na vida dos cidadãos brasileiros.

Abstract

This paper aims to show the importance of the study of financial mathematics inserted in the context of the financial market so that it can have a culture and financial education imbued in the life of the Brazilians, so that they can make choices and make decisions in the economic and financial areas of their lives analytically, critically and consciously. This is a qualitative bibliographical research that gives a brief history of the economic and financial situation of the country and shows the evolution of the teaching of financial mathematics in Brazil from the 1990s. It pervades some topics of financial mathematics that are studied in the High School and presents some of the language and terms used by the financial market. It develops activities that seek to raise awareness of the use of financial resources, so that they can enlighten individuals on issues such as loans, financing, debt, savings, savings and investment throughout their lives. This work seeks to help build a culture and financial education more effective and pragmatic in the lives of Brazilian citizens.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Matemática financeira, Educação financeira

Citação

SOUZA, Maria Angélica Barbosa de. Matemática financeira e mercado financeiro contextualizados para construção de uma cultura e educação financeira analítica e crítica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0