O livro didático de história: análise das representações do negro no período pós-abolição
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História da África
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Por muito tempo as representações do negro no livro didático foram associadas ao escravo e/ou a questões relativas à escravidão. Essa perspectiva, baseada numa história eurocêntrica foi responsável por estereótipos que fomentou o surgimento da discriminação étnico-racial e do preconceito em nossa sociedade, já que o livro didático muitas vezes é fonte principal de informação dos estudantes, as vezes até a única. Com isso, de forma implícita ou explícita o preconceito racial se faz presente. Nesse sentido, o livro didático além de ser um grande auxiliar do professor na formação do aluno em sala de aula, também é um agente sociocultural, pois ele tem a capacidade de propagar as concepções e os valores de aspecto ideológico que o produtor e a escola consideram pertinente. Esse trabalho irá analisar de modo criterioso, através da análise de texto, a forma como o livro didático trata o negro e o afrodescendente no período pós abolição a partir de duas coleções que tiveram aprovação no PNLD no ano de 2016, são elas: História / Ronaldo Vainfas... [et al.]. - 2ed. - São Paulo: Saraiva, 2016 e Oficina de História: Flávio de Campos, Júlio Pimentel Pinto, Regina Claro. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016. Apoiado pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, este trabalho contextualiza o negro dentro do fato histórico que é apresentado nos tópicos dos livros didáticos, a partir do recorte temporal da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
África - História - Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino, Racismo, Representatividade racial, Negros, Livro didático
Citação
SANTOS, Cristiane Azeredo de Oliveira. O livro didático de história: análise das representações do negro no período pós-abolição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História da África) - Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.
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