Pan-africanismo, teoria e experiência, como expressão rasta no cotidiano: identidade e luta contra o racismo e a discriminação
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História da África
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Investiga as origens do Pan-africanismo, relacionado com o movimento Rastafári e o mercantilismo da simbologia esvaziada pelo capitalismo e racismo de expressão histórica, social, política e educativa no cotidiano escolar, primeiro objetivo específico; Segundo, apontar a mercantilização da simbologia relacionada à crítica de Mbembe com relação a Negro e África; Terceiro, relaciona a identidade cultural à globalização - processo desigual – com uma "geometria do poder" (Doreen Massey), segundo Hall, ; Quarto, esboça um Projeto de Aprofundamento de Estudos para docentes do Ensino Médio Regular e EJA, com base na etnopesquisa crítica e multiculturalismo; Dividido o trabalho em três capítulos: Primeiro: Tempo e Julgamento; Segundo: Mercado de bens simbólicos: identidade deslocada pela geometria; Terceiro Desafios para um Projeto de Aprofundamento de Estudos para docentes. Busca fortalecer identidades e direitos, como prescrevem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Hipótese, a saber: Há uma historicidade negada ou distorcida a respeito do Pan-africanismo subjacente ao Movimento Rastafári para forjar uma identidade cultural distorcida pela globalização/ “geometria do poder"?
Descrição
Palavras-chave
História da África - Estudo e ensino, Pan-africanismo, Movimento rastafari, Racismo, Identidade racial
Citação
SOUZA, João José do Nascimento. Pan-Africanismo, teoria e experiência, como expressão rasta no cotidiano: identidade e luta contra o racismo e a discriminação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Ensino de História da África) Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




