Reflexões sobre o ensino da Matemática: espaço, corpo e movimento, uma perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A pesquisa objetivou interpretar uma experiência de prática pedagógica na área da Matemática, analisando a potência criadora dos estudantes no campo da geometria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na experiência docente. Envolveu 56 estudantes e dois professores e teve duração de dois meses. Utilizou ferramentas humanas e audiovisuais. A matriz teórica da pesquisa viabilizou um olhar investigativo sustentado pelos estudos nosdoscom os cotidianos. Os resultados levaram à compreensão de que os estudantes construíram suas próprias criações, revelando seus saberes matemáticos na área da geometria com base no espaço, corpo e movimento e na interação com o outro.

Abstract

The aim of the research is to interpret an experience of pedagogical practice in the field of mathematics, by analyzing the creative power of students in the field of geometry. The present qualitative research, based on the teaching experience, counted on the participation of 56 students and 2 teachers and was carried out for 2 months. The study used human and audiovisual tools. The theoretical matrix of the research enabled an investigative eye based on nosdoscom everyday life studies. The results lead to the understanding of the fact that students built their own creations, revealing their mathematical knowledge in the area of geometry based on space, body and movement and on interaction with each other.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Geometria - Estudo e ensino, Práticas pedagógicas, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Corpo e movimento, Currículos, Interdisciplinaridade

Citação

NASCIMENTO, Elisangela Bernardes. Reflexões sobre o Ensino da Matemática: espaço, corpo e movimento, uma perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0