Reflexões sobre o ensino da Matemática: espaço, corpo e movimento, uma perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Matemática
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A pesquisa objetivou interpretar uma experiência de prática pedagógica na área da Matemática, analisando a potência criadora dos estudantes no campo da geometria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na experiência docente. Envolveu 56 estudantes e dois professores e teve duração de dois meses. Utilizou ferramentas humanas e audiovisuais. A matriz teórica da pesquisa viabilizou um olhar investigativo sustentado pelos estudos nosdoscom os cotidianos. Os resultados levaram à compreensão de que os estudantes construíram suas próprias criações, revelando seus saberes matemáticos na área da geometria com base no espaço, corpo e movimento e na interação com o outro.
Abstract
The aim of the research is to interpret an experience of pedagogical practice in the field of mathematics, by analyzing the creative power of students in the field of geometry. The present qualitative research, based on the teaching experience, counted on the participation of 56 students and 2 teachers and was carried out for 2 months. The study used human and audiovisual tools. The theoretical matrix of the research enabled an investigative eye based on nosdoscom everyday life studies. The results lead to the understanding of the fact that students built their own creations, revealing their mathematical knowledge in the area of geometry based on space, body and movement and on interaction with each other.
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Geometria - Estudo e ensino, Práticas pedagógicas, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Corpo e movimento, Currículos, Interdisciplinaridade
Citação
NASCIMENTO, Elisangela Bernardes. Reflexões sobre o Ensino da Matemática: espaço, corpo e movimento, uma perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




