Jogos cooperativos: uma alternativa prática para o desenvolvimento psicomotor de alunos do 3º ano do ensino fundamental

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

A presente pesquisa, realizada numa escola pública do Município de Seropédica, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo principal descrever, refletir e analisar, sob o ponto de vista de três professoras atuantes nas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, a aplicação dos jogos cooperativos e dos jogos competitivos nas aulas de Educação Física, tendo em vista seus alcances e limites nos campos afetivos e sociais dos discentes. Tal objetivo se desdobra na medida em que se busca ampliar a discussão sobre a importância do jogo para o desenvolvimento da segunda infância, tanto nas áreas afetivas, cognitivas e relacionais. Para tanto utilizou-se uma pesquisa de campo e um estudo de caso com três professoras atuantes nas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. A coleta dos dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, observação sistemática e observação participante, após a observação por parte das professoras, dos alunos na prática dos jogos cooperativos e competitivos na aula de Educação Física. A partir das entrevistas transcritas, utilizou-se o software livre denominado IRAMUTEQ (Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), versão 0.7 alpha 2, para auxiliar a análise dos discursos das professoras. Da análise dos dados obtidos no estudo realizado, foi possível compreender a visão das docentes no que tange a experiência de jogos no espaço escolar e a lacuna existente na formação docente quanto aos aspectos psicomotores envolvidos nas atividades que exploram o movimento humano. Considera-se que, apesar da notória contribuição dos jogos cooperativos para o desenvolvimento humano, em especial para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, os conceitos da psicomotricidade e de jogos cooperativos como contribuição possível para o processo de ensino aprendizagem ainda, necessitam ser mais divulgados, tanto nos aspectos teóricos quanto metodológicos.

Abstract

This research has been carried out in a public school located in the Municipality of Seropédica from the metropolitan area of the State of Rio de Janeiro with the aim at describing, reflecting and analyzing, from the point of view of three teachers of 3rd grade classes in the Elementary School, the application of cooperative games and competitive games in Physical Education classes taking into account the reaches and limits of such games both in affective and social aspects for the students. The purpose of this research is extended so as to cover a discussion on the importance of the games for the development of the second childhood, both in the affective, cognitive and relational areas. In view of this, a field research and a case study with three teachers in the 3rd grade of Elementary School were used. The data were collected through a semi-structured interview, systematic observation and participant observation, after the observation by the teachers, of the students in the practice of cooperative games and competitive games in Physical Education classes. From the transcribed interviews, a free computer program called IRAMUTEQ (Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), version 0.7 alpha 2, was used to support the analysis of the teachers' discourses. From the analysis of the data obtained in the study, it was possible to understand the view of the teachers regarding the experience of games in the school space and the gap in the teacher training regarding the psychomotor aspects involved in the activities that explore the human movement. It is considered that, despite the notorious contribution of cooperative games to human development, especially for students in the 3 rd grade of Elementary School, the concepts of psychomotricity and cooperative games as a potential contribution to the learning process still have to be further disclosed, both in theoretical and methodological aspects.

Descrição

Palavras-chave

Educação psicomotora - Estudo e ensino, Jogos em grupo, Desenvolvimento psicomotor da criança, Desenvolvimento infantil

Citação

ALVES, Mateus Gomes de Loureiro. Jogos cooperativos: uma alternativa prática para o desenvolvimento psicomotor de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

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